Edvaldo se reuniu com Lula para falar sobre o combate à violência nas escolas | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Edvaldo se reuniu com Lula para falar sobre o combate à violência nas escolas
Encontro com a FNP e outros entes buscou definir estratégias para paz nas escolas
Cotidiano | Por F5 News 18/04/2023 16h54


O prefeito de Aracaju e também presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Edvaldo Nogueira, participou, nesta terça-feira (18), da reunião convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, para discussão de políticas de enfrentamento à violência no ambiente escolar.

O encontro contou com a presença de chefes dos Poderes Judiciário e Legislativo, ministros, representantes do Ministério Público, governadores, prefeitos, além de parlamentares, e teve como principal foco abrir um amplo debate sobre os atos registrados recentemente em instituições de ensino do país, para, a partir deles, estabelecer estratégias de promoção da paz nas escolas e de combate aos crimes cibernéticos.

Em sua participação, o prefeito Edvaldo Nogueira, destacou o fortalecimento dos municípios para que o país possa "dar uma resposta rápida e emergente a este problema que atenta contra a democracia e às escolas do país".

Representando os prefeitos e prefeitas das médias e grandes cidades no bojo da FNP, Edvaldo também apontou três pontos, que segundo ele, devem ser colocados na linha de frente. "O primeiro deles é a segurança e o estabelecimento de uma política de enfrentamento que deve envolver os estados e municípios”, disse ele.

“O segundo, referenda o que o ministro Alexandre de Moraes disse, que é o combate aos crimes cibernéticos, um fenômeno proliferado em nosso país  através das redes sociais. E o terceiro é a discussão de um projeto educacional que torne as escolas instrumentos para que os meninos e meninas queiram estar nelas, felizes, com a atuação integrada de órgãos", disse o gestor de Aracaju.

No encontro, o presidente Lula concordou com a defesa feita pelo prefeito Edvaldo Nogueira, de que o combate à violência nas escolas passa pelo fortalecimento dos municípios. 

"É verdade, Edvaldo, o problema  educacional está na cidade. Assim como os problemas da falta de água, da saúde e do transporte público. O governador não governa se não ouvir os prefeitos e o presidente não governa sem ouvir os entes federados. Não é possível", considerou o presidente.

O presidente Lula lembrou ainda que o país "está diante de um fato pouco conhecido, novo", e defendeu que o enfrentamento desse tipo de violência "só se tornará eficaz com atitude".

"É um problema que fere a todos. Quando uma mãe deixa o seu filho na escola, ela tem a certeza de que ele está protegido porque a unidade de ensino sempre foi vista como um espaço seguro”, disse. 

Com informações da Agência Aracaju
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
28/04/2024  07h00 Pesquisas avaliam impactos da ação humana nos rios de Sergipe
Instituto Banese/reprodução
27/04/2024  17h20 Relembre trajetória da sergipana Maria Feliciana, que já foi a mulher mais alta do mundo
Ascom Instituto Banese/reprodução
27/04/2024  16h31 Rainha da altura: Maria Feliciana morre em Aracaju
Freepik/ Ilustrativa
27/04/2024  12h00 Afinal de contas, pode tomar chá de hibisco todos os dias?
Marcelle Cristinne/PMA
27/04/2024  12h00 Entenda como funciona a vacina contra dengue ofertada pelo SUS

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado