Online
Entenda o que muda com a nova política de privacidade do WhatsApp
Nova regra permite compartilhar dados com Facebook, para pessoas jurídicas
Cotidiano | Por F5 News 13/01/2021 14h25

Nos últimos dias, o WhatsApp anunciou a atualização de sua política de privacidade, que a partir de agora condiciona o uso do aplicativo a uma autorização para compartilhar dados com o Facebook. A medida levou milhões de usuários a buscar outras alternativas de aplicativos de conversas, como Signal e Telegram.

Com a debandada, o WhatsApp declarou que o teor das mensagens e ligações trocadas dentro do aplicativo continua sendo criptografado, ou seja, o conteúdo não pode ser acessado pelo próprio WhatsApp.

A empresa - que pertence ao Facebook desde  2014 - também disse que "esta atualização não muda as práticas de compartilhamento de dados entre o WhatsApp e o Facebook, e não impacta como as pessoas se comunicam de forma privada com seus amigos e familiares em qualquer lugar do mundo".

A partir de agora, o Facebook será como um provedor de soluções para algumas contas empresariais. De acordo com o próprio WhatsApp, essa ferramenta ajuda a fornecer o necessário “para enviar e receber mensagens. Alguns dos serviços fornecidos por esses provedores de soluções incluem ler, armazenar e responder a mensagens em nome da empresa”. 

“Algumas empresas poderão escolher o Facebook, empresa controladora do WhatsApp, para armazenar e responder a mensagens de clientes de maneira segura. O Facebook não usará automaticamente suas mensagens para exibir os anúncios direcionados que você vê, mas as empresas poderão usar as conversas com você para fins de marketing, incluindo anúncios no Facebook”, diz a rede social em uma postagem explicando o conceito de provedor de soluções.

Essas mudanças serão apenas para contas comerciais, conforme a plataforma, e  “não afetam a forma como as pessoas se comunicam em particular com amigos ou familiares”, declara.

Para saber se uma conta comercial utiliza o Facebook como provedor de soluções, uma mensagem será exibida toda vez que um chat for iniciado pela primeira vez com alguma empresa. Caso o usuário não confie na prática, é possível interromper a conversa a qualquer momento.  

*Com BBC Brasil e Olhar Digital
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Saiba como denunciar quem fura a fila da vacinação contra covid-19 em SE
22/01/2021  06h09 Saiba como denunciar quem fura a fila da vacinação contra covid-19 em SE
Em Sergipe, mais de 131 mil casos e 2.697 óbitos já foram confirmados
21/01/2021  20h05 Em Sergipe, mais de 131 mil casos e 2.697 óbitos já foram confirmados
Defesa Civil encerra primeira fase de credenciamento de pipeiros
21/01/2021  19h27 Defesa Civil encerra primeira fase de credenciamento de pipeiros
Foto: Redes sociais Governo de Sergipe
21/01/2021  19h26 Governo prorroga restrições de ocupação em eventos, bares e restaurantes 
Suspeito de envolvimento em roubo de veículo é preso em Aracaju
21/01/2021  17h30 Suspeito de envolvimento em roubo de veículo é preso em Aracaju