Escola de Artes oferece mais de 40 cursos básicos e oficinas livres | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracaju
Escola de Artes oferece mais de 40 cursos básicos e oficinas livres
As oficinas atendem a todos os públicos e as aulas são em formato híbrido
Cotidiano | Por Agência Aracaju 18/04/2022 15h45


A Prefeitura de Aracaju oferta à população, na Escola de Artes Valdice Teles, unidade vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), mais de 40 cursos, nas modalidades online e presencial, nas áreas de dança, música e teatro, além de uma oficina recreativa para o pessoal da melhor idade.

As oficinas atendem a todos os públicos (crianças, jovens e adultos) e estão sendo realizadas no formato híbrido (presencial e online). As turmas são abertas a partir de edital, publicado a cada seis meses. O primeiro semestre de 2022 iniciou no dia 14 de fevereiro, e a previsão é que o próximo edital seja publicado em meados de julho.

O administrador da Escola Valdice Teles, Ancelmo Amaral, aponta a importância de a gestão municipal investir na manutenção de um espaço de fomento à arte e à cultura na cidade, que, para ele, "tem o poder de transformação, forma caráter das pessoas e da sociedade".

"A arte traz benefícios para saúde física e mental, é  um investimento que vale a pena. Esse espaço permite que seus usuários encontrem conhecimento nas atividades e desenvolvam discussões”, explica Ancelmo.

O professor Raimundo Venâncio, responsável pelo curso de teatro, juntamente com a professora Tânia Maria, explica que essa linguagem artística contribui para o desenvolvimento pessoal do ser humano, pois, através da encenação, é possível sentir e se autoconhecer.

“É muito importante continuar investindo nessa arte, pois é uma das mais poderosas manifestações artísticas e faz com que a pessoa se sinta mais confiante, além de aprender a administrar suas emoções”.

Rosemeire de Oliveira, aluna da escola há quatro anos, está cursando, agora, dança e teatro, e considera a arte uma terapia para sua vida. “Aqui é o alimento da alma. Faço aula dia de terça-feira, mas quando chega no domingo eu já fico ansiosa para o dia da aula. A arte é libertadora”, diz.

Aos 18 anos, Rayane Ferreira está cursando teatro e destaca que se sente abraçada pela escola, pois é uma oportunidade de relaxar. “Durante a aula eu me sinto viva. O teatro nos dá a oportunidade de ser várias pessoas, e é muito importante se colocar no lugar das outras pessoas, é assim que vejo o teatro: uma forma de entender e me comunicar com o outro”, enfatiza.

“A arte é um alívio diante de tudo que a gente vive e de tudo que a gente precisa enfrentar no nosso dia a dia, então é um momento de descanso e de paz”, ressalta a aluna Flávia Ferreira Santos, de 24 anos.

Mais Notícias de Cotidiano
Instagram/Reprodução
25/04/2024  19h00 Carlinhos Maia reage após ser acusado de maltratar funcionárias
CBF
25/04/2024  18h30 Campeonato Sergipano Feminino Sub-17 começa no dia 25 de maio
BPRv/Reprodução
25/04/2024  18h03 Motorista de caminhão perde controle e causa acidente com ferido na SE-270
Freepik/Ilustrativa
25/04/2024  17h45 Concurso Público Nacional Unificado terá 1.114 salas em Sergipe
Marcílio Nocrato/TV Sergipe
25/04/2024  17h37 Duplicação da ponte Godofredo Diniz é autorizada em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado