Estudantes com deficiência participarão da competição Circuito Caixa | F5 News - Sergipe Atualizado

Estudantes com deficiência participarão da competição Circuito Caixa
Cotidiano 26/02/2015 07h14

O Governo de Sergipe, para manter a valorização e estímulo à prática do esporte escolar, que ocorre pelas ações da Secretaria de Estado da Educação (Seed), disponibilizou um ônibus para transportar alunos paratletas à cidade de Recife (PE), onde haverá o Circuito Caixa Loterias de atletismo, halterofilismo e natação.

O evento que é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e acontecerá entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março, conta com a participação de alunos paratletas de todo o país. A delegação de Sergipe é composta por 19 paratletas, sendo 13 na modalidade paratletismo e seis na modalidade paranatação.

A professora Maria Auxiliadora Pires, chefe do Departamento de Educação Física da Seed (DEF/Seed) destaca a importância da participação dos alunos no evento. "O Governo de Sergipe acredita no bom desempenho e poder de superação dos paratletas e, por meio da Seed, viabilizou a participação dos estudantes no Circuito Caixa. Esta é mais uma maneira de promover a inclusão pela educação e pelo esporte", afirmou.

Esse compromisso e o empenho do Governo do Estado com o desporto escolar se convertem em vitórias. O paratleta Danilo Serrano irá competir no Circuito Caixa Loterias na modalidade paratletismo e é um bom exemplo disso.

Bicampeão

O jovem, que tem deficiência visual, é aluno do Colégio Estadual Dom Luciano e coleciona vitórias. Ele é bicampeão na Volta de Aracaju, já participou da Corrida de São Silvestre e sempre sobe ao pódio nos Jogos da Primavera.

"Estou dedicado aos treinos para levar minha escola e meu estado ao lugar mais alto do pódio. Quero manter a tradição de vitórias de Sergipe em competições paralímpicas", disse o aluno.

Esse entusiasmo também está presente em Claudianca da Conceição, aluna do Colégio Estadual João Alves. Assim como seu colega Danilo, ela é deficiente visual e coleciona vitórias: a aluna foi campeã na Volta de Aracaju, é medalhista nos Jogos Escolares da TV Sergipe e nos Jogos da Primavera.

"O esporte é tudo em minha vida e tenho sorte em estudar em uma escola que me estimula e acredita em meu potencial. Quero fazer bonito em Recife e mostrar a potencialidade do atleta sergipano", revelou.

Paranatação

Os atletas da paranatação também estão confiantes na vitória. Adriene Santos, aluna do Colégio Estadual Gonçalo Rollemberg, tem se dedicado intensivamente aos treinos para superar sua marca nacional.

A jovem é a 3ª melhor do Brasil na prova dos 100 metros peito para atletas com deficiência intelectual. "Quero diminuir mais ainda o meu tempo e alcançar o primeiro lugar nas competições", declarou a atleta.

Dedicado aos treinos está também o atleta Jadson Souza, aluno do Colégio Estadual Júlia Teles. O estudante conquistou a segunda colocação no Norte-nordeste de Paranatação na prova dos 200 metros medley para portadores de deficiência intelectual.

"Estou confiante em diminuir mais o meu tempo e conquistar a medalha de ouro. Treino para isso e se depender do apoio da minha escola e da minha família, a medalha já é nossa", disse o atleta.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

Mais Notícias de Cotidiano
Freepik/ Ilustrativa
27/04/2024  09h13 Sarcopenia: veja 4 suplementos para evitar perda muscular em idosos
Mudanças no metabolismo provocam perda de massa muscular na terceira idade. Suplementos são aliados para reverter o quadro
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
27/04/2024  08h30 Sergipe registra redução da intensidade de seca, aponta relatório
A intensidade de seca fraca causa impactos negativos no plantio de culturas e nas pastagens
SES Sergipe
26/04/2024  18h30 SES alerta sobre os riscos relacionados à hipertensão arterial
Estudos têm mostrado que aumento da condição entre a população jovem
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
26/04/2024  18h00 Evento esportivo altera trânsito na Orla da Atalaia neste domingo (28)
O tráfego será interrompido no sentido praias/Centro a partir das 5h da manhã
Freepik/Ilustrativa
26/04/2024  17h22 Investigado por importunação sexual contra mulheres e crianças é preso
Ele se masturbava em via pública na frente de crianças e mulheres, afirma delegado

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado