Ghost bike será colocada no local do acidente que matou Rogério Esteves | F5 News - Sergipe Atualizado

Ghost bike será colocada no local do acidente que matou Rogério Esteves
Nova ciclovia da Beira Mar poderá ganhar nome do ciclista
Cotidiano 20/12/2011 07h00


Por Sílvio Oliveira

Os ciclistas do grupo Zueirando irão se reunir nesta terça-feira (20), às 20h, no mirante do bairro 13 de Julho, em Aracaju, para saírem em passeata até o local do acidente que vitimou Rogério Esteves. Eles colocarão uma ghost bike (bicicleta fantasma), que  simbolizará o local onde o ciclista foi morto por um veículo motorizado.

“Acontece em todos os lugares do mundo quando um ciclista é morto. No local do acidente coloca uma ghost bike (bicicleta fantasma), que significa um ciclista morto”, explicou Eduardo Vieira, do grupo Zueirando.

A ghost bike é um símbolo mundial, ou seja, uma bicicleta branca que serve como memorial para alertar a motoristas sobre a prudência ao avistar um ciclista e imortalizar um ciclista morto.

Eduardo Vieira, integrante do mesmo grupo que Rogério Esteves participava, o Zueriando, disse que acidentes como o que acometeu o ciclista acontece, na maioria das vezes, por falta de educação dos condutores de veículos. “Estamos querendo que as pessoas se conscientizem que a via também é das bicicletas. Ela também é um veículo, como diz o Código de Trânsito nos artigos 200, 201 e 28. Queremos que somente cumpra a lei”, afirmou.

Para ele, a ciclovia é uma opção e que as vias servem para que os ciclistas adotem mais velocidade em seus veículos, a bicicleta.Vieira ainda alertou que 80% dos acidentes é problema com o condutor do veículo, porém há ciclistas que também descumprem a lei e são displicentes. “Todos as nossas passeatas são obrigados a utilizar capacete e luva. Quando é a noite, as luzes na bicicleta”, ressaltou, alertando também que quando um motorista avistar um ciclista, está na lei que ele é obrigado a reduzir a velocidade e manter um metro de distância. “Queremos que cumpra a lei”, confirmou.

Mais homenagens

A Ordem dos Advogados do Brasil também irá solicitar a Câmara Municipal de Aracaju que apresente um Projeto de Lei para nomear a ciclovia que margeia a avenida Beira Mar como ciclovia Rogério Esteves, atropelado no último domingo (13), em acidente ocorrido na avenida Mário Jorge, bairro Coroa do Meio, em Aracaju.

De acordo com o presidente da OAB, Carlos Augusto, a próxima ciclovia a ser inaugurada pela Prefeitura Municipal poderá ter o nome do ciclista, já que ele era uma pessoa que motivava a qualidade de vida, o esporte a ter uma vida maia saudável, contribuindo para que a bicicleta fosse cada vez mais utiliza como hábito saudável e transporte. “Ele era um grande incentivar dos esportes”, destacou.

Rogério Esteves foi atropelamento na avenida Mário Jorge, bairro Coroa do Meio, enquanto pedalava no dia 11 de dezembro. O ciclista chegou a ser internado no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) e lá ficou por três dias, no entanto, não resistiu e faleceu na terça-feira (13).

Mais Notícias de Cotidiano
Instagram/Reprodução
25/04/2024  19h00 Carlinhos Maia reage após ser acusado de maltratar funcionárias
O influenciador, que compartilha momentos ao lado das colaboradoras, foi criticado
CBF
25/04/2024  18h30 Campeonato Sergipano Feminino Sub-17 começa no dia 25 de maio
O formato será de pontos corridos na primeira fase, com apenas jogos de ida
BPRv/Reprodução
25/04/2024  18h03 Motorista de caminhão perde controle e causa acidente com ferido na SE-270
A BPRv informou que o condutor do veiculo foi autuado por "dirigir sem atenção"
Freepik/Ilustrativa
25/04/2024  17h45 Concurso Público Nacional Unificado terá 1.114 salas em Sergipe
A Universidade Tiradentes, em Aracaju, será o local a receber o maior número
Marcílio Nocrato/TV Sergipe
25/04/2024  17h37 Duplicação da ponte Godofredo Diniz é autorizada em Aracaju
A obra, orçada em R$ 41 milhões, pretende solucionar o congestionamento na via

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado