Jornalistas são agredidos durante Festa do Mastro em Capela (SE) | F5 News - Sergipe Atualizado

Violência
Jornalistas são agredidos durante Festa do Mastro em Capela (SE)
Equipe do grupo Atalaia fazia a cobertura do evento quando foi atingida por pedras
Cotidiano | Por Ana Luísa Andrade 04/07/2022 11h55 - Atualizado em 04/07/2022 11h59


Nesse domingo (3), uma equipe de reportagem do grupo Atalaia (TV Atalaia e portal A8SE) fazia a cobertura da Festa do Mastro, no município sergipano de Capela, quando foi vítima de agressão. 

Em vídeo publicado no perfil oficial da TV Atalaia no instagram, é possível observar a equipe tentando se esquivar de pedras e outros objetos que estavam sendo atirados por um grupo de pessoas. Dois repórteres chegaram a ser atingidos, mas não tiveram ferimentos graves.

A TV Atalaia se pronunciou por meio de nota divulgada nas redes sociais. O grupo lamentou o ocorrido e solicitou que providências sejam tomadas pelas autoridades policiais, além de reiterar o repúdio a toda e qualquer manifestação contra a liberdade de imprensa e o direito de trabalhar e considerar o ocorrido “uma afronta ao direito à informação”.

O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (Sindijor/SE) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) também se posicionaram por meio de nota de repúdio. Além de lamentar o caso, as entidades orientaram que as empresas de comunicação repensem quanto a produção e execução de reportagens que coloquem em risco a integridade física dos seus funcionários.

A Polícia Civil informou que o caso está sendo investigado e que a Delegacia de Capela já possui as imagens e está atuando para identificar os autores do crime. O delegado do município, Wanderson Bastos, reforçou que irá atuar para a elucidação do crime e afirmou que “não há democracia sem imprensa livre”.

Denúncias e informações que ajudem e identificá-los podem ser encaminhadas à Polícia por meio do Disque-Denúncia 181.

Estatísticas
Na edição de 2021 do relatório “Violência contra jornalistas e liberdade de imprensa no Brasil”, realizado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), as agressões físicas representam 6,05% do total de casos. Segundo o levantamento, foram registrados 26 crimes desse tipo no ano passado. A pesquisa não traz dados referentes ao estado de Sergipe.

Matéria atualizada para acréscimo de informações

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Polícia Civil/Reprodução
26/04/2024  15h37 Vídeo: suspeito de furto de motocicleta em Aracaju é flagrado por câmera
Flávia Pacheco/Agência Sergipe
26/04/2024  15h29 Mão amputada por arma branca é reimplantada com sucesso no Huse
Mariana Carvalho/ Divulgação
26/04/2024  15h24 Tamar e Adema realizam retorno ao mar de tartaruga reabilitada
SSP/Ilustrativo
26/04/2024  15h23 Mulher é presa suspeita de desviar R$ 28 mil de empresas que trabalhou
Rede social/Reprodução
26/04/2024  15h00 Ícone do pagode, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre aos 51 anos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado