Jovem conquista mercado internacional auxiliando consultoras de beleza | F5 News - Sergipe Atualizado

Jovem conquista mercado internacional auxiliando consultoras de beleza
Confira a quarta reportagem da série especial Made in Sergipe
Cotidiano 30/12/2015 13h30


Por Fernanda Araujo

O empreendedorismo é uma marca registrada na família do sul mato-grossense Flávio Matos. Todos – mãe, irmã, irmão, primo e namorada – estão envolvidos com o negócio que ele começou aos 15 anos. O rapaz adotou Sergipe como estado do coração e hoje, aos 21, comanda a empresa Flávio Design, que há seis anos presta assistência, assessoria e consultoria especialmente para uma linha de diretoras da empresa de cosméticos Mary Kay no Brasil, Colômbia e Estados Unidos.

No final de 2009 o jovem começou a prestar assessoria para auxiliar a carreira da prima Greice Joviane, na época diretora executiva da Mary Kay, que almejava um posto mais elevado na organização. “Hoje ela é diretora nacional sênior e referência no Brasil, mas antes precisava de um serviço para mostrar seu trabalho e fazer conhecer sua unidade composta por consultoras e diretoras. Ela precisava de um material, como uma revista ou um jornal, mas não achava quem fizesse. Tinha uma pessoa que fazia, mas era um serviço caro e demorado. Como eu não trabalhava, me fez o convite”, relata Flávio.

Com um curso de Photoshop - não muito bom, segundo ele -, Flávio preparou o material solicitado pela prima. “A princípio criei um blog e nele colocava todos os reconhecimentos da unidade dela que era chamada Unidade Toque de Deus, mas tudo muito amador. Fui me aperfeiçoando e ela foi indicando novas diretoras para fazer comigo. Comecei a trabalhar com três diretoras”, conta.

O serviço prestado às diretoras começou em São Paulo, depois voltou à terra natal na cidade de Bonito (MS). Mesmo estando fora dos planos, o jovem resolveu morar em Aracaju para estudar Engenharia de Petróleo e Gás. Após dois anos de curso na capital sergipana, desistiu da carreira de engenheiro para se dedicar à empresa e mudou o curso para Publicidade e Propaganda.

“Não via muito potencial na minha empresa como vejo hoje porque não tinha tanto retorno e não me dedicava tanto a ela. Tinha um trabalho, uma renda, mas não era o suficiente e eu não conseguia ver formas de conseguir mais clientes, de poder dar um valor satisfatório”, lembra. Mas a situação mudou.

Para ganhar mais dinheiro e ser seu próprio chefe, Flávio procurava inovação durante horas em frente ao computador. “Tinha que encontrar algo que fizesse a diferença a ajudá-las a crescer na carreira Mary Kay e não apenas pagasse por um serviço”, diz.

O negócio

Pesquisando nas unidades Mary Kay do Brasil, Rússia, Portugal, Japão e China, a ideia era fazer adaptações. “O que dava certo lá tinha que dar certo aqui”. O site Flávio Design – porque sua carreira vale ouro – foi criado para que as clientes pudessem ter um perfil com dicas de vendas, ideias para desenvolver as habilidades da consultora, entrevistas, promoções, lançamentos, entre outras ferramentas.

“Não tinha conhecimento de programação nenhuma, foi tudo na raça, mas pesquisei tutorial e comecei a ter uma visão profissional do negócio. A qualidade e a inovação foram o que começou a chamar a atenção das clientes. O espaço das diretoras no site foram itens que fizeram a diferença que não tinha no Brasil, somente nos Estados Unidos. Percebi que a empresa estava dando certo quando estava suprindo as necessidades delas e fazendo-as crescer”.

Atualmente, conta com mais de 4 mil amigos da Mary Kay no Facebook e 12 mil entre consultoras e diretoras em um grupo na mesma rede social. A fanpage possui 3.092 fãs e por mês, sua empresa chega a faturar R$ 15 mil.

Novos horizontes

Para investir mais no negócio, Flávio desenvolvia trabalhos paralelos para conseguir mais recursos. Em 2013, inventou o projeto Rotina Virtual de Sucesso. Um pen drive em formato de carro rosa contendo treinamentos de diretoras nacionais para outras diretoras e consultoras.

“Como tinha muito material de diversas diretoras pensei em juntá-los, colocar no pen drive em forma do troféu delas, o objetivo é conseguir o carro rosa. Coloquei um preço relativamente alto, mas que compensava aquele material. Fui num seminário aqui no Brasil onde todas as diretoras e consultoras se reúnem (mais de 10 mil) e vendi tudo lá”. No ano seguinte, o empresário expandiu os serviços para outros países possuindo hoje, em média, 100 clientes.

Este ano, foi lançada a Chave de Ouro. Em parceria com a diretora nacional executiva elite dos EUA, Glória Mayfield Banks – a top 3 no mundo do ranking de diretoras –,Flávio criou ‘a chave para o sucesso’, da mesma forma, um pen drive de metal, em formato de chave, com treinamentos em vídeo da Glória Banks. “São duas horas e meia de treinamentos em vídeo. Fiz a pré-venda pela internet e vendi tudo. Agora estamos fechando a segunda parceria com a Glória para que ela se torne nossa cliente fixa no Brasil”, destaca.

Próximos caminhos

A empresa é dividida em três setores que são gerenciados pelos familiares de Flávio. Atualmente o trabalho é homeoffice, mas a meta é conseguir uma sede própria. “É uma empresa mais familiar. Ninguém tem formação nenhuma, eu que ensinei a todos a fazer a revista, as artes. Com a expansão, sem dúvida, vamos precisar contratar. O que quero ver no próximo ano é um bom crescimento”, almeja.

Para 2016, Flávio também pretende mudar o layout dos materiais e dar opções desse esboço para que as clientes possam escolher o que mais interessar. Com a empresa formalizada desde 2013, Flávio acredita que o próximo ano servirá também para consolidar o empreendimento.  O microempreendedor vislumbra ainda a parceria com a Glória Banks. “Ela se tornando cliente fixa vai abrir as portas dos Estados Unidos para a gente. Meu irmão está se mudando para lá e a gente quer conquistar mais diretoras americanas”, declara.

Fotos: Fernanda Araujo/F5 News

Mais Notícias de Cotidiano
Instituto Banese/reprodução
27/04/2024  17h20 Relembre trajetória da sergipana Maria Feliciana, que já foi a mulher mais alta do mundo
Ela ajudou a projetar Sergipe como artista e atleta da seleção brasileira de Basquete
Ascom Instituto Banese/reprodução
27/04/2024  16h31 Rainha da altura: Maria Feliciana morre em Aracaju
Aos 77 anos, ela estava tratando uma pneumonia em hospital particular
Freepik/ Ilustrativa
27/04/2024  12h00 Afinal de contas, pode tomar chá de hibisco todos os dias?
O chá de hibisco tem propriedades que ajudam no emagrecimento e previnem doenças. Muitas pessoas se perguntam se o uso pode ser diário
Marcelle Cristinne/PMA
27/04/2024  12h00 Entenda como funciona a vacina contra dengue ofertada pelo SUS
Sergipe foi incluído na relação de estados que vão passar a receber imunizantes
BPRv/Divulgação
27/04/2024  10h52 Jovem morre após ser atropelado na porta de casa em Cumbe
O veículo estava em alta velocidade, de acordo com o relato de testemunha

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado