Julgamento de ressarcimento do IPTU é mais uma vez adiado no TJ/SE | F5 News - Sergipe Atualizado

Julgamento de ressarcimento do IPTU é mais uma vez adiado no TJ/SE
Desembargador pede vistas ao processo para reavaliar recurso
Cotidiano | Por Fernanda Araujo 28/11/2018 12h45 - Atualizado em 28/11/2018 13h01


O Tribunal de Justiça de Sergipe adiou mais uma vez o julgamento do recurso referente ao ressarcimento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), solicitado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). O julgamento já havia sido adiado, pelo menos, em maio e setembro deste ano.

O tema voltou à pauta após a Corte ter julgado pela inconstitucionalidade das leis municipais que majoravam o imposto. Em março deste ano, o TJ julgou inconstitucional os aumentos de IPTU dados pelo ex-prefeito João Alves Filho em 2014 e pelo atual prefeito Edvaldo Nogueira em 2017.

Na gestão de João Alves, o então prefeito havia concedido aumento anual de 30% até 2020 sobre o IPTU conforme a Lei 145/2014. Em 2017, Edvaldo Nogueira, porém, afirmou que teria revogado o aumento e determinou reajuste de 5% no imposto mais a inflação, o que, segundo a oposição, não aconteceu.    

Apesar de ter sido declarada inconstitucional, a decisão da maioria dos desembargadores, segundo o vereador Elber Batalha, presidente municipal do PSB, não retroagiu e os contribuintes que já pagaram o imposto não foram restituídos. O vereador entrou com recurso de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) para que os contribuintes sejam ressarcidos por todo valor pago e para que a cobrança do IPTU volte ao patamar de 2013.

Durante as discussões no Pleno do TJ, o desembargador Luiz Mendonça pediu vistas ao processo, novamente, para reavaliar o recurso. Além disso, o presidente da Corte, desembargador Cesário Siqueira Neto, afirmou que não havia preparado o voto para o processo.

A Prefeitura de Aracaju também entrou com recurso no Superior Tribunal Federal (STF) para pedir a anulação do julgamento do Tribunal de Justiça. Em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (28), durante apresentação da programação do Réveillon da cidade, o prefeito Edvaldo Nogueira disse que só irá se pronunciar após a decisão da Corte.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Instituto Banese/reprodução
27/04/2024  17h20 Relembre trajetória da sergipana Maria Feliciana, que já foi a mulher mais alta do mundo
Ela ajudou a projetar Sergipe como artista e atleta da seleção brasileira de Basquete
Ascom Instituto Banese/reprodução
27/04/2024  16h31 Rainha da altura: Maria Feliciana morre em Aracaju
Aos 77 anos, ela estava tratando uma pneumonia em hospital particular
Freepik/ Ilustrativa
27/04/2024  12h00 Afinal de contas, pode tomar chá de hibisco todos os dias?
O chá de hibisco tem propriedades que ajudam no emagrecimento e previnem doenças. Muitas pessoas se perguntam se o uso pode ser diário
Marcelle Cristinne/PMA
27/04/2024  12h00 Entenda como funciona a vacina contra dengue ofertada pelo SUS
Sergipe foi incluído na relação de estados que vão passar a receber imunizantes
BPRv/Divulgação
27/04/2024  10h52 Jovem morre após ser atropelado na porta de casa em Cumbe
O veículo estava em alta velocidade, de acordo com o relato de testemunha

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado