Mais de 120 ônibus do transporte coletivo estão paralisados em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Mobilidade
Mais de 120 ônibus do transporte coletivo estão paralisados em Aracaju
Rodoviários reclamam da falta de pagamento de direitos e atrasos nos salários
Cotidiano | Por Antonio Cardoso 13/01/2022 08h09 - Atualizado em 14/01/2022 06h04


O transporte coletivo de Aracaju está com o serviço comprometido na manhã desta quinta-feira (13). Rodoviários realizam paralisação das atividades e buscam a regularização dos direitos trabalhistas e o pagamento de salários atrasados. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju divulga que já busca alternativa para amenizar o problema. 

Exatos 126 ônibus da frota que opera nas linhas da Região Metropolitana da capital não saíram das garagens, mais de 30 linhas foram afetadas. As informações são da SMTT. Nenhum veículo da empresa Modelo saiu da garagem e os trabalhadores do transporte coletivo fazem protesto, nesta manhã, na frente da companhia.  

Segundo os rodoviários, eles estão sem receber férias, 13º salário, além de constantes atrasos no pagamento dos salários. Eles reclamam ainda de um atraso de dois anos no pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). 

A SMTT informou que o órgão já entrou em contato com as demais empresas que fazem parte do sistema de transporte coletivo para que ônibus extras sejam colocados em operação para amenizar os prejuízos causados pela paralisação.

O Sindicato das Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setransp) de Aracaju divulgou nota explicando que a empresa Modelo chegou a quitar parte dos salários em atraso nesta semana e busca alternativas para atender os pedidos dos trabalhadores.

Ainda em nota, o Setransp argumenta que o sistema de transporte coletivo da região metropolitana de Aracaju está em desequilíbrio econômico diante do acúmulo de débitos postergados durante a pandemia, causados, por exemplo, pelo aumento das despesas com combustível, que ocorre em paralelo à significativa queda do número de passageiros, ainda superior aos 40%.

Estagiário sob supervisão da jornalista Laís de Melo
 

Edição de texto: Will Rodriguez
Mais Notícias de Cotidiano
Anvisa recebeu mais de 300 ameaças: “Preço a ser pago será terrível”
22/01/2022  14h30 Anvisa recebeu mais de 300 ameaças: “Preço a ser pago será terrível”
Ministério da Saúde/Divulgação
22/01/2022  14h25 Ministro destaca importância do ciclo vacinal completo contra covid-19
Trânsito na avenida Beira Mar será parcialmente interditado no domingo
22/01/2022  12h55 Trânsito na avenida Beira Mar será parcialmente interditado no domingo
SMTT
22/01/2022  09h53 Problema na rede de energia deixa semáforos sem funcionar em Aracaju
Instagram/Reprodução
21/01/2022  21h10 Pelé segue na quimioterapia; Rei tem tumores espalhados pelo corpo