Manifestantes bloqueiam Av. José Carlos Silva, na zona sul de Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Manifestantes bloqueiam Av. José Carlos Silva, na zona sul de Aracaju
O grupo reivindica por auxílio emergencial e vacina contra covid-19 para todos
Cotidiano | Por Laís de Melo 26/02/2021 08h38 - Atualizado em 26/02/2021 17h07


A avenida José Carlos Silva, no trecho após a ponte entre os conjuntos Augusto Franco e Orlando Dantas, na zona sul de Aracaju, foi bloqueada por manifestantes na manhã desta sexta-feira (26).

O protesto foi realizado por integrantes do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST) de Sergipe, residentes nos bairros Santa Maria e Japãozinho, na capital. Eles pedem por vacina contra covid-19 para todos, a retomada do auxílio emergencial e também lutam por moradia.

Segundo o coordenador do movimento, Ramon Andrade, Aracaju possui um déficit habitacional de 60 mil famílias, e essas pessoas se encontram em situação de vulnerabilidade maior para o novo coronavírus.

“Queremos um plano de vacinação sério. O governo federal está tratando a pandemia como uma gripezinha, e não apresentou plano nem de prevenção nem de cura. Mas, essa semana a gente teve uma notícia que foi significativa, porque o Supremo Tribunal Federal autorizou os prefeitos e governadores a comprar vacina sem depender do governo federal. A gente foi para a rua para que o Prefeito de Aracaju ou o Governo do Estado apresente esse plano de vacina o quanto antes, e pela volta do auxílio emergencial”, disse Ramon.

Ele informa ainda que esse foi apenas o primeiro manifesto realizado, e o grupo pretende organizar outras ações com o objetivo de chamar atenção das autoridades públicas. “Nosso povo tem vivido uma situação muito complexa desde o agravamento da pandemia, porque ou está exposto à contaminação de coronavírus, ou está exposto à realidade da fome, que tem se agravado agora com o fim do auxílio emergencial. Então, a gente não pode ficar nessa corda bamba de ou morrer de coronavírus ou morrer de fome. Queremos um plano de vacinação e vida com dignidade”, reforça Andrade.

A avenida foi bloqueada com galhos e o trânsito no sentido DIA ficou comprometido. A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT)  se dirigiu até o local para organizar a situação, recomendando aos condutores o uso de rotas alternativas. A Polícia Militar de Sergipe também esteve presente.

Em resposta, o Governo de Sergipe informa que está seguindo todas as diretrizes do Ministério da Saúde, em conformidade com o Plano Nacional de Imunização, que estabelece a vacinação contra covid-19 para grupos prioritários. Neste momento, o plano segue na segunda fase, com a aplicação em idosos.

“Estamos seguindo as diretrizes e solicitações como essa, que estão chegando, estão sendo inseridas no Plano Estadual de Vacinação, seguindo critérios como idade, comorbidade etc”, disse a comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SMS).

A Prefeitura Municipal de Aracaju também se posicionou e informou que “a vacinação no município depende, exclusivamente, do envio de doses por parte do Governo Federal”. “A logística para vacinar toda a população está preparada, falta apenas doses suficientes para imunizar todos os públicos”, disse a  gestão.

*Texto ampliado às 11h18

Edição de texto: Will Rodriguez
Mais Notícias de Cotidiano
SES Sergipe
26/04/2024  18h30 SES alerta sobre os riscos relacionados à hipertensão arterial
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
26/04/2024  18h00 Evento esportivo altera trânsito na Orla da Atalaia neste domingo (28)
Freepik/Ilustrativa
26/04/2024  17h22 Investigado por importunação sexual contra mulheres e crianças é preso
Freepik/Ilustrativa
26/04/2024  16h56 Suspeito é preso por descumprir medidas e agredir a mãe em Neópolis
Divulgação
26/04/2024  16h14 X diz que investigados pelo STF tentam burlar ordens de bloqueio

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado