Demora na vacinação em UBS de Aracaju gera reclamação de usuária
Fato ocorreu na UBS Edézio Vieira de Melo, no bairro Siqueira Campos Cotidiano | Por Antonio Cardoso 18/08/2021 12h11 - Atualizado em 18/08/2021 14h40Na manhã desta quarta-feira (18), uma extensa fila se formou para a aplicação da segunda dose da vacina Astrazeneca na UBS Edézio Vieira de Melo, no bairro Siqueira Campos, Zona Oeste de Aracaju.
Segundo denúncia da moradora da capital Maria Fátima da Silva, ela chegou ao ponto de vacinação às 7h30 e até o momento que a equipe do F5News estava no local, às 10h, não havia recebido o imunizante.
“Eu fui fazer um exame de manhã e vim aqui para vacinar, cheguei antes das 7h30. Tomei chuva e agora estou aqui no sol e eles ainda não me chamaram. Eu tenho outro exame pra fazer e não consigo sair daqui. Já são 10h, alguém tem que fazer alguma coisa”, reclamou.
A direção da UBS argumenta que não pode receber todas as pessoas na fila dentro do prédio, já que a unidade também oferece serviços variados, como consultas, exames e inclusive outras vacinas, o que causaria aglomeração dentro de um espaço fechado.
“A gente faz o que pode, a comunidade tem que entender que não posso deixar todo mundo entrar aqui e aglomerar. Imagine 60 pessoas em uma sala fechada. Já abri essa daqui para receber 10 pessoas de cada vez e tirar elas do tempo aberto”, explica a gerente da UBS, Irla Ferreira.
Em nota enviada ao F5 News, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disse que o posto está funcionando na administração de segunda dose de AstraZeneca com três salas, cada sala com uma equipe de imunização. "A gerência da Unidade adaptou a sala de reunião para sala de espera e são chamados grupos de dez pessoas. Além da Edézio, a SMS disponibiliza como ponto de segunda dose de AstraZeneca para quem precisa tomar o imunizante até 31 de agosto os locais: UBSs Cândida Alves, Santa Terezinha, Universidade Tiradentes, Auditório anexo à Escola Presidente Vargas", informou.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Laís de Melo