Moradores do Coqueiral fecham ponte entre Aracaju e Socorro | F5 News - Sergipe Atualizado

Moradores do Coqueiral fecham ponte entre Aracaju e Socorro
População reclama dos transtornos das chuvas e falta de Infraestrutura
Cotidiano 27/05/2015 11h04


Por Elisângela Valença

Os moradores do bairro Coqueiral, zona norte de Aracaju, fizeram um novo ato na manhã desta terça-feira (27). “Nós fizemos um ontem dentro do bairro, mas não surtiu efeito. Então, viemos para a ponte para ter atenção”, disse Edenilde Nascimento Santos, moradora do bairro há 17 anos.

A ponte a que ela se refere é a que liga as cidades de Aracaju (pelo bairro Coqueiral) e Nossa Senhora do Socorro (pelo conjunto Marcos Freire), mais conhecida como ‘ponte do Marcos Freire’. Por volta das 6 horas, os moradores bloquearam a pista ateando fogo em pneus.

Eles reclamam que a demora nas obras de urbanização da região do morro do Coqueiral geraram muitos danos com a chegada da chuva. ”A água desceu morro abaixo trazendo muita lama e encontrou mais lama nas ruas, invadindo as casas”, conta Edenilde. “A prefeitura disse que vai vir tirar a lama, mas a gente precisa de melhoria definitiva”, reforça.

“Só conseguimos liberar a via [o que aconteceu por volta das 8 horas da manhã, quando os bombeiros conseguiram apagar o fogo e limpar as pistas] por causa deste contato, porque os moradores estavam firmes com as reclamações”, relata o 2º tenente Nilton Melo, do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

A Empresa Municipal de Obras Públicas (Emurb) se pronunciou através da Assessoria de Comunicação (Asscom) dizendo que a obra está paralisada por falta de repasse de verbas, mas não soube precisar há quanto tempo está paralisada e qual o valor do débito da Prefeitura de Aracaju com a empresa. “Nossas equipes já iniciam hoje a limpeza da área como uma ação paliativa”, informa Ademar Queiroz, assessor da Emurb.

Desmatamento

Segundo José Denilson Celestino, presidente da Associação de Moradores do Coqueiral, o problema não está somente na falta de obras de urbanização e outros dois fatores se somaram a isso e vieram à tona com a chuva intensa dos últimos dias.

O primeiro é o local construído. “A área mais atingida foi um conjunto de casas construída no desnível do terreno, que forma uma espécie de bacia. Sem a drenagem correta, que viria com a urbanização, a água fica acumulada ali”, comenta Denilson.

O segundo problema foi o desmatamento numa região ao lado do morro. De acordo com os moradores, um empresário, conhecido apenas por Eduardo, comprou esta área e começou a desmatar para construir, mesmo sem a licença ambiental. “Como esta licença foi negada, eles simplesmente abandonou tudo do jeito que estava. Com a chuva, a terra desceu em enxurrada, colocando casas e vidas em risco”, diz Adenilson.

Consultada, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), através da Assessoria de Comunicação, informou que não há processos referente a esta área, que poderia estar sob responsabilidade da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema).

Também através da Assessoria de Comunicação, a Adema informou que se a licença ambiental foi negada, o papel do órgão ambiental foi cumprido, que caberia à Prefeitura de Aracaju cobrar a recuperação da área, já que era uso do solo.

A Assessoria de Comunicação da Emurb informou que não há nenhum pedido de alvará para construção naquela área e também não há denúncias. “Se a população identificou o risco, poderia ter denunciado para que tomássemos providências a tempo de evitar o que aconteceu com a chuva”, ponta Ademar Queiroz, assessor da Emurb.

 

 

Mais Notícias de Cotidiano
Instituto Banese/reprodução
27/04/2024  17h20 Relembre trajetória da sergipana Maria Feliciana, que já foi a mulher mais alta do mundo
Ela ajudou a projetar Sergipe como artista e atleta da seleção brasileira de Basquete
Ascom Instituto Banese/reprodução
27/04/2024  16h31 Rainha da altura: Maria Feliciana morre em Aracaju
Aos 77 anos, ela estava tratando uma pneumonia em hospital particular
Freepik/ Ilustrativa
27/04/2024  12h00 Afinal de contas, pode tomar chá de hibisco todos os dias?
O chá de hibisco tem propriedades que ajudam no emagrecimento e previnem doenças. Muitas pessoas se perguntam se o uso pode ser diário
Marcelle Cristinne/PMA
27/04/2024  12h00 Entenda como funciona a vacina contra dengue ofertada pelo SUS
Sergipe foi incluído na relação de estados que vão passar a receber imunizantes
BPRv/Divulgação
27/04/2024  10h52 Jovem morre após ser atropelado na porta de casa em Cumbe
O veículo estava em alta velocidade, de acordo com o relato de testemunha

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado