Músicos de Sergipe cobram pagamento do cachê dos festejos juninos | F5 News - Sergipe Atualizado

Cultura
Músicos de Sergipe cobram pagamento do cachê dos festejos juninos
O prazo máximo era de 30 dias após a assinatura do contrato para a quitação dos cachês
Cotidiano | Por F5 News 30/08/2023 16h20 - Atualizado em 01/09/2023 14h37


A identificação de Sergipe com o "País do forró" é evidente, como atesta uma das músicas de sucesso que permeia o período junino. No entanto, essa conexão se mostra um tanto contraditória quando informada a recente iniciativa da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Sindicato dos Músicos do Estado de Sergipe (Sindmuse), que se uniram para destacar uma preocupação crucial: os atrasos nos pagamentos dos cachês dos músicos que contribuíram para as festividades juninas deste ano.

De acordo com informações fornecidas pela CUT, os acordos firmados entre os músicos e a Fundação de Cultura Aperipê (Funcap) estabeleciam um prazo máximo de 30 dias após a assinatura do contrato para a quitação dos cachês. No entanto, até este momento, diversos músicos aguardam o efetivo recebimento de seus honorários.

A CUT e o Sindmuse estão exigindo que o Governo de Sergipe, bem como a presidente da Funcap, Antônia Amorosa, prestem esclarecimentos sobre as razões do atraso no pagamento dos cachês.

Além disso, enfatizam a necessidade imperativa de se honrar os prazos estabelecidos nos contratos previamente acordados.

Pagamentos

A Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), procurada por F5 News, divulgou posteriormente sua versão dos fatos e informou que já foi efetuado o pagamento de 90% dos artistas que se apresentaram no Encontro Nordestino de Cultura e Arraiá do Povo durante o mês de junho.

"Os demais pagamentos já estão em fase conclusiva e outros no aguardo da documentação por parte de alguns contratados. O processo de pagamento dos artistas que se apresentaram em julho também foi iniciado e será concluído em breve. Em seguida, serão realizados os dos contratados para eventos externos. Os artistas com mais de uma apresentação, especialmente em eventos externos, estão incluídos na lista de pagamentos de julho", disse ainda o órgão,

A Funcap ressalta a importância de os contratados ou seus representantes entregarem a documentação para acelerar o processo de pagamento.

"Convém destacar que a Segundona da Rua São João já recebeu, por meio da associação que representa a comunidade da Rua São João, o valor total do fomento, o qual garante o pagamento de todos os artistas até dezembro", registra ainda.

.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Freepik/ Ilustrativa
27/04/2024  12h00 Afinal de contas, pode tomar chá de hibisco todos os dias?
Marcelle Cristinne/PMA
27/04/2024  12h00 Entenda como funciona a vacina contra dengue ofertada pelo SUS
BPRv/Divulgação
27/04/2024  10h52 Jovem morre após ser atropelado na porta de casa em Cumbe
Freepik/Ilustrativa
27/04/2024  10h00 Sensibilidade e descoloração são riscos gerados pelas facetas dentárias
Freepik/ Ilustrativa
27/04/2024  09h13 Sarcopenia: veja 4 suplementos para evitar perda muscular em idosos
F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado