Operação Carnaval: SSP detalha planejamento para o período festivo | F5 News - Sergipe Atualizado

Operação Carnaval: SSP detalha planejamento para o período festivo
Polícia deve atuar em 219 eventos cadastrados em 55 municípios sergipanos
Cotidiano | Por Aline Aragão 21/02/2020 12h18


Mais de 5300 policiais militares vão atuar durante os festejos carnavalescos em todo estado. O efetivo extraordinário será empregado em pelo menos 55 municípios sergipanos, num total de 219 eventos cadastrados. O planejamento da Operação Carnaval foi apresentando nesta sexta-feira (21), durante coletiva de imprensa realizada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).

De acordo com a Polícia Militar, a logística implementada conta com o apoio de 100 viaturas, quatro ônibus, um helicóptero, 32 motos e 25 cavalos. O investimento será de R$ 1.352.650 mil.

Segundo o comandante do Policiamento Militar da Capital (CPMC), coronel José Moura Neto, somente em Aracaju será empregado um efetivo de 2.495 policiais, numa área que compreende 10 municípios, sendo a maior concentração na capital e na Barra dos Coqueiros. "Fora o Rasgadinho, a PM vai atuar em mais 17 blocos na capital", diz.

O coronel chama a atenção para a realização de blocos clandestinos, sem autorização para serem realizados e orienta que as pessoas não permaneçam em locais sem policiamento. "Quando for a um bloco, se não tiver policiamento, vá embora, porque alí vai ter gente se aproveitando da ausência polical para praticar crimes", orienta.

Ele diz também que, além do policiamento extraordinário, o ordinário será mantido normalmente em todo estado.

Interior
O Comando do Policiamento Militar do Interior (CPMI) irá realizar 11 pontos de bloqueios nas rodovias estaduais e contará com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Também contará com apoio das polícias especializadas e atuará em 65 municípios, num total de 99  eventos e um efetivo de 3.029 militares.

O reforço policial será maior nos municípios que tradicionamente realizam festejos carnavalescos, como Canindé do São Francisco, Neópolis, Estância, Itabaianinha, Pirambu e Simão Dias.

Polícia Civil

A Polícia Civil terá plantão para os trabalhos de atendimento, de procedimentos em flagrante, onde estarão as equipes durante o carnaval. “Reforçamos a Central de Flagrantes para o atendimento das guarnições e montamos um plantão na Barra dos Coqueiros para os quatro dias de Carnaval”, disse a delegada Viviane Pessoa, coordenadora das Delegacias da Capital. 

Estarão abertas as delegacias de Canindé do São Francisco, Estância, Pirambu, Tobias Barreto, Neópolis e Barra dos Coqueiros. Em Estância, além da sede, terá um ponto da Polícia Civil também no Abaís.

Segundo o coordenador do Interior (Copci), delegado  Jonathas Evangelista, o plantão começa as 18h de hoje e vai até as 8h da quinta. "Estaremos com equipes completas em várias dessas plantonistas para atender a todas as ocorrências nos eventos festivos de carnaval. Tomamos cuidado para atender a população e também a Polícia Militar", disse.

Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe também intensifica as atividades no carnaval. Estarão trabalhando 65 bombeiros com efetivo extra atuando em locais de maior necessidade. Foram identificados 17 pontos de risco em 10 municípios, que contarão também com apoio externo de guarda-vida civil.

De acordo com o diretor operacional do CBM, tenente coronel Fábio Cardoso, a parceria com os guarda-vidas civis permite uma cobertura maior na proteção aos banhistas. "Eles passaram por um treinamento com o Corpo de Bombeiros, o que nos dá uma confiança de que eles podem exercer essa atividade em conjunto com os militares", afirma.

No planejamento estratégico da coorporação, as áreas que necessitam maior atenção foram divididas em três regionais:

Regional 1 -  que compreende  Aracaju, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro.
Regional 2 - abrange os municípios de Itaporanga D´Ajuda e Estância
Regional 3 - Canindé do São Francisco, Campo do Brito, Telha, Amparo, Porto da Folha.

 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Instagram/Reprodução
25/04/2024  19h00 Carlinhos Maia reage após ser acusado de maltratar funcionárias
CBF
25/04/2024  18h30 Campeonato Sergipano Feminino Sub-17 começa no dia 25 de maio
BPRv/Reprodução
25/04/2024  18h03 Motorista de caminhão perde controle e causa acidente com ferido na SE-270
Freepik/Ilustrativa
25/04/2024  17h45 Concurso Público Nacional Unificado terá 1.114 salas em Sergipe
Marcílio Nocrato/TV Sergipe
25/04/2024  17h37 Duplicação da ponte Godofredo Diniz é autorizada em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado