Procon/SE registra mais de 6 mil reclamações nos sete primeiros meses de 2011
Operadoras de celular, equipamentos eletrônico e sistema bancário estão no topo Cotidiano 08/08/2011 17h09A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor /SE registrou 6.171 reclamação de janeiro a 5 de agosto em Sergipe. As principias reclamações são de consumidores insatisfeitos com operadora de celular e equipamento eletrônicos de linha branca (produtos), seguido de assuntos financeiros (bancos, financiamentos, cartões de crédito) e serviços considerados essenciais ( assistência técnica tratamento e abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, compensação bancária etc).
De acordo com a diretora do Procon/SE, Gilza Brito, o grande número de reclamações nos primeiros meses de 2011 se deve ao fato de o consumidor está mais consciente dos seus direitos . “Os consumidores estão mais conscientes. 70% das reclamações são solucionadas no próprio Procon e 30% são processos administrativos não solucionados de primeira”, afirma
Atualmente Sergipe possui apenas um Procon instalado no Estado com duas unidades na capital. Os principais queixosos estão na faixa etária de 31 a 40 anos Giza Brito diz ser suficiente para atender a demanda, mas avalia que se cada município sergipano tivesse um Procon, a quantidade de reclamações e casos solucionados sem precisar acessar a Justiça seria bem maior. No país são 151 Procons instalados com mais de 350 unidades.
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