Professores fazem novo ato pedindo negociações | F5 News - Sergipe Atualizado

Professores fazem novo ato pedindo negociações
Cotidiano 27/05/2015 11h30


Por Elisângela Valença

Os professores da rede do Estado de Sergipe fizeram mais um ato hoje (27). Eles se reuniram na porta do Palácio de Despachos. “Nosso intento é retomar o canal de negociações, fechado pelo governo desde que a greve foi decretada ilegal”, disse Rubens Marques, mais conhecido como professor Dudu, presidente da Central Única dos Trabalhadores em Sergipe (CUT/SE).

O ato recebeu os aposentados e outras categorias. “O governo diz que não pode aplicar o piso nacional por conta dos aposentados, que vai onerar demais a folha. Só que nós contribuímos todos os meses de nossa vida laboral e merecemos receber por isso. Que se cobre de quem geriu mal as contas para hoje dizerem que não têm dinheiro”, disse a professora Marcia Marize Souza, aposentada há cinco anos.

“Nós nos somamos aos professores nesta luta por melhorias, tanto na educação, como no serviço público como um todo. O trabalhador precisa ser valorizado, não só com salários, mas com condições de trabalho”, disse Filipe Cortes, coordenador jurídico do Sindicato dos Trabalhadores Efetivos do Ministério Público de Sergipe (Sindsemp/SE).

Em greve desde o último dia 18, mesmo tendo sido decretada ilegal, os professores decidiram, em assembleia geral da categoria na segunda (25), manter o movimento paredista. “Esta vai ser uma greve dura. A categoria não vai recuar, mesmo com o aviso de corte de ponto dado pelo governo”, disse professor Dudu.

Versão da Secretaria

“Quem fechou o canal de conversação foram os próprios professores, ao desafiar a Justiça, mantendo uma greve já decretada ilegal”, disse Elton Coelho, assessor de Comunicação da Secretaria Estadual de Educação (SEED). “Nós adotamos o corte do ponto, descontando em folha como medida para não prejudicar os alunos”, disse.

Ele afirmou também que, atualmente, 48% dos recursos do Estado são para pagamento de folha de pessoal e que o Estado não tem condições de dar os 13% de reajuste. “Queremos negociar com os professores como fazer para dar reajuste. As portas estão abertas”, afirmou Elton.

Os professores voltam a se reunir em assembleia geral amanhã (28), às 15h horas, no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGS).

 

 

Mais Notícias de Cotidiano
Instituto Banese/reprodução
27/04/2024  17h20 Relembre trajetória da sergipana Maria Feliciana, que já foi a mulher mais alta do mundo
Ela ajudou a projetar Sergipe como artista e atleta da seleção brasileira de Basquete
Ascom Instituto Banese/reprodução
27/04/2024  16h31 Rainha da altura: Maria Feliciana morre em Aracaju
Aos 77 anos, ela estava tratando uma pneumonia em hospital particular
Freepik/ Ilustrativa
27/04/2024  12h00 Afinal de contas, pode tomar chá de hibisco todos os dias?
O chá de hibisco tem propriedades que ajudam no emagrecimento e previnem doenças. Muitas pessoas se perguntam se o uso pode ser diário
Marcelle Cristinne/PMA
27/04/2024  12h00 Entenda como funciona a vacina contra dengue ofertada pelo SUS
Sergipe foi incluído na relação de estados que vão passar a receber imunizantes
BPRv/Divulgação
27/04/2024  10h52 Jovem morre após ser atropelado na porta de casa em Cumbe
O veículo estava em alta velocidade, de acordo com o relato de testemunha

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado