Projeto da Semasc é lançado na Capital | F5 News - Sergipe Atualizado

Projeto da Semasc é lançado na Capital
SIGPS pretende melhorar gestão e atendimento de beneficiários
Cotidiano 24/07/2012 12h04


Por Míriam Donald

O atendimento aos cidadãos aracajuanos em toda a rede do Sistema Único de Assistência Social em Aracaju (CRAS, CREAS, Unidades de Acolhimento, Centro Pop e entidades conveniadas)ainda é feito em cadastro manual. Para melhorar o sistema, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), lançou, na manhã desta terça-feira (24), o Sistema de Informação e Gestão de Políticas Sociais (SIGPS).

Baseado no conceito de prontuário eletrônico do usuário ou grupo familiar com identificação por um único cadastro que poderá ser compartilhado por vários técnicos e vigilância social com produção e organização de informações sobre os atendimentos prestados aos usuários, o projeto tem a finalidade de planejar, monitorar, avaliar a política de assistência social, favorecer a integração de ações intra rede de assistência social e melhorar a qualidade de atendimento ao cidadão.

Com a implantação do sistema, foram entregues novos computadores, notebooks, impressoras e projetores. Para o secretário municipal de assistência social e cidadania, Bosco Rolemberg (foto acima), a relação se torna mais humanizada. “O atendimento será mais ágil e para nós gestores temos a opção de analisar os resultados da política social e para isso era preciso renovar a nossa base dos equipamentos de tecnologia”, diz.

Entenda

Todas as informações do perfil social do usuário/família estarão no prontuário eletrônico e todos os sistemas da rede terão acesso a esse prontuário. “Só é procurar uma unidade de saúde e colocar a situação social e em qualquer ponto dos CRAS, a informação estará cadastrada, ou seja, compartilhada e integrada com toda a rede”, explica o secretário.

Público Beneficiado

Inicialmente, o projeto será implantado em modo “piloto” em dois Centros de Referências a Assistência Social (CRAS), onde o SIGPS dará cobertura a 10 famílias que são referenciadas pelos centros. Atingindo a totalidade do CRAS com a utilização do sistema, haverá uma capacidade do montante de 65 mil famílias inseridas que representará aproximadamente 180 mil beneficiários.

 

 

Mais Notícias de Cotidiano
SES Sergipe
26/04/2024  18h30 SES alerta sobre os riscos relacionados à hipertensão arterial
Estudos têm mostrado que aumento da condição entre a população jovem
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
26/04/2024  18h00 Evento esportivo altera trânsito na Orla da Atalaia neste domingo (28)
O tráfego será interrompido no sentido praias/Centro a partir das 5h da manhã
Freepik/Ilustrativa
26/04/2024  17h22 Investigado por importunação sexual contra mulheres e crianças é preso
Ele se masturbava em via pública na frente de crianças e mulheres, afirma delegado
Freepik/Ilustrativa
26/04/2024  16h56 Suspeito é preso por descumprir medidas e agredir a mãe em Neópolis
Um dos incidentes relatados inclui o furto do celular de seu sobrinho para vender
Divulgação
26/04/2024  16h14 X diz que investigados pelo STF tentam burlar ordens de bloqueio
Segundo a plataforma, os usuários burlam as medidas de bloqueio e de segurança

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado