Projeto de ampliação da Deso finaliza em agosto | F5 News - Sergipe Atualizado

Projeto de ampliação da Deso finaliza em agosto
Cotidiano 14/05/2012 10h04


Por Fernanda Araujo

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) realiza, desde o mês de fevereiro, um projeto de ampliação da capacidade de reservação de água tratada, que prevê a construção de um novo reservatório de 250 m³, em Jatobá, Barra dos Coqueiros. O objetivo é diminuir o risco de desabastecimento de água na região, que vem causando transtornos à população da Barra e aos moradores da Atalaia Nova principalmente durante o verão e feriados.

A previsão de conclusão dos serviços definitivos será em agosto, quando o atual sistema de distribuição de água, que tem capacidade para atender os 30 mil habitantes, passará a suportar a demanda crescente de até 60 mil moradores. As obras estão sendo realizadas pela empresa Heca Construtora. Segundo a Deso, a obra beneficiará o crescimento imobiliário e o turismo, já que os moradores e os visitantes terão a segurança de contar com a distribuição de água tratada.

“Dará maior garantia e confiabilidade na regularidade do abastecimento no município. Hoje, o município é abastecido por uma tubulação que deriva do Bairro Industrial, na capital sergipana, passando pela ponte Aracaju/Barra até chegar à cidade. A rede é interligada a uma adutora pequena, com diâmetro de 300 mm, que opera de maneira provisória. Haverá uma tubulação exclusiva partindo do reservatório R2, localizado na Palestina, cujo diâmetro é de 500 mm, direto para a Barra. Além disso, vai ser construído mais um reservatório em Jatobá”, explica a assessoria da Deso.No início de abril, mais de 25% da obra já estava executada.

Para a Deso colocar em prática o projeto de melhoria foram necessários R$ 4.954.776,48, parte dos recursos proveniente do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades e outros 10% do Estado. Enquanto os serviços são executados, alguns pontos da cidade poderão ter o abastecimento de água paralisado. “Toda e qualquer execução de obra implica em incômodos transitórios, para que os benefícios sejam alcançados. Porém a Deso trabalha para manter a regularidade no serviço de fornecimento de água. As interrupções ocorrem apenas em casos pontuais, quando as equipes técnicas precisam executar alguma manutenção corretiva ou preventiva da rede. Quando o serviço é programado, a Deso comunica a população previamente por meio do site da empresa e de veículos de comunicação”.

Problemas

Os moradores da Atalaia Nova eram os mais afetados pela falta de água, principalmente durante os feriados e no verão, quando a demanda pelo serviço de abastecimento hídrico costuma aumentar. Com o trabalho da Deso, a população da Barra passa a contar com uma vazão do sistema de abastecimento da cidade de 147 litros/s, o que corresponde ao dobro da oferta antes reprimida. “Hoje diversos condomínios residenciais que surgem na Barra e agora serão atendidos com a ampliação da chamada Adutora R2- R12- R15- R13, pois antes não havia viabilidade técnica para prestar o abastecimento na área em expansão”, diz.

Fique atento

Enquanto o cronograma da obra atende a capital sergipana, a população pode perceber alguns transtornos causados durante a implantação de tubulações no trecho urbano. Vias importantes do bairro Santo Antônio como as ruas Muribeca, Manoel Preto, Costa Pinto e adjacências, por exemplo, terão o tráfego de veículos desviado em algum momento.

Mais Notícias de Cotidiano
Instagram/Reprodução
25/04/2024  19h00 Carlinhos Maia reage após ser acusado de maltratar funcionárias
O influenciador, que compartilha momentos ao lado das colaboradoras, foi criticado
CBF
25/04/2024  18h30 Campeonato Sergipano Feminino Sub-17 começa no dia 25 de maio
O formato será de pontos corridos na primeira fase, com apenas jogos de ida
BPRv/Reprodução
25/04/2024  18h03 Motorista de caminhão perde controle e causa acidente com ferido na SE-270
A BPRv informou que o condutor do veiculo foi autuado por "dirigir sem atenção"
Freepik/Ilustrativa
25/04/2024  17h45 Concurso Público Nacional Unificado terá 1.114 salas em Sergipe
A Universidade Tiradentes, em Aracaju, será o local a receber o maior número
Marcílio Nocrato/TV Sergipe
25/04/2024  17h37 Duplicação da ponte Godofredo Diniz é autorizada em Aracaju
A obra, orçada em R$ 41 milhões, pretende solucionar o congestionamento na via

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado