Saiba como solicitar reparos de iluminação pública por aplicativo em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Saiba como solicitar reparos de iluminação pública por aplicativo em Aracaju
Além do app para celular, também é possível solicitar por site e em ponto fixo presencial
Cotidiano | Por Laís de Melo 19/06/2021 14h00 - Atualizado em 20/06/2021 15h30


Aracaju possui cerca de 60 mil pontos luminosos por toda cidade, e somente este ano, a média de substituições de lâmpadas queimadas foi de 1.900 por mês, conforme dados da Prefeitura. Para manter um gerenciamento eficiente, a gestão tem incentivado a participação popular na identificação dos problemas relacionados à iluminação pública, e com isso lançou o aplicativo Conecta Aracaju, para que os cidadãos possam solicitar reparos e manutenções na iluminação pública da capital. 

O app já está disponível para download gratuito na PlayStore dos smartphones. As opções para solicitar reparo são de lâmpadas queimadas, lâmpada que fica acesa durante o dia, lâmpada que acende e apaga, poste dando choque, luminária quebrada, ausência de luminária, braço de luminária quebrado, poste danificado ou risco de acidente. 

“O atendimento pode ser imediato ou com prazo de 24h, 48h ou 72h, a depender da complexidade do reparo”, detalha Ubiratan Barreto, gestor da Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública.

No primeiro acesso, o usuário terá uma demonstração do passo a passo de como funciona a plataforma. Para evitar falsas denúncias, o cidadão precisa informar dados pessoais e o e-mail na primeira solicitação feita no aplicativo. 

“Nosso objetivo foi fazer um aplicativo fácil e intuitivo. Ao ver alguma necessidade de reparo relacionada à iluminação pública, é só indicar o endereço no mapa, informar qual o problema e cadastrar a solicitação”, informa Ubiratan.

Participação popular

Além do aplicativo, a Prefeitura disponibiliza mais três canais para solicitar reparos: o portal Conecta Aracaju Cidade Iluminada, com o mesmo procedimento do aplicativo, só que sem necessidade de fazer o download e podendo ser acessado pelo computador; o call center através do 0800 002 1743, disponível 24h, todos os dias da semana; e o ponto fixo de atendimento, localizado na sede da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emurb),  na avenida Augusto Franco, 2500, bairro Ponto Novo, aos fundos da loja Sales Materiais de Construção.

“O objetivo, com esses canais, é incentivar a participação popular na resolução de problemas relacionados à iluminação pública. Por exemplo, quando houver uma lâmpada queimada na rua de casa, o cidadão pode baixar o aplicativo, acessar o portal ou ligar para o 0800 solicitando o reparo. Com a participação popular é possível identificar os problemas com maior agilidade, por isso é fundamental que a população colabore e utilize esses canais”, enfatiza Sérgio Ferrari, secretário da Infraestrutura e presidente da Emsurb. 

Edição de texto: Monica Pinto
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