Saúde alerta a população sobre os riscos das doenças respiratórias | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Saúde alerta a população sobre os riscos das doenças respiratórias
Períodos mais frios e chuvosos contribuem para aumentar o índice de ocorrência
Cotidiano | Por Letícia Oliveira 24/05/2022 18h16


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta a população sobre os riscos de doenças respiratórias, especialmente em crianças e idosos, e como se prevenir. Embora possam ser detectadas durante todo o ano, a recorrência da doença respiratória é maior durante os períodos mais frios e úmidos.

É evidente que períodos sazonais levam a um aumento de infecções na população. Segundo a médica do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) e da Sociedade Sergipana de Infectologia Gilmara Batista, todos devem ter cuidados, principalmente os idosos, os imunocomprometidos e as crianças.

“No inverno, temos uma queda na temperatura e na umidade do ar. O ar seco pela baixa umidade favorece a concentração de poluição no ar, o que estimula o desencadeamento das crises alérgicas. O comportamento da população em deixar os ambientes fechados facilita a disseminação de vírus.” afirma Gilmara.

Doenças respiratórias podem evoluir para maiores complicações, explica a médica. Infecções virais e bacterianas são muito comuns, contudo deve se ficar atento à insistência de febre e tosse, pois são sinais de que você precisa procurar ajuda. Para evitar essas infecções, os cuidados não são diferentes das recomendações bastante disseminadas quanto ao coronavírus, causador da Covid-19.

“Lavar as mãos com frequência e fazer o uso da máscara em pessoas já infectadas é essencial. Tomar as vacinas, seja para Covid-19 ou para o vírus da gripe, também são extremamente importantes para permanecer saudável”, diz a infectologista.

Com informações da Agência Sergipe


Estagiária sob supervisão da jornalista Monica Pinto

Mais Notícias de Cotidiano
Instagram/Reprodução
25/04/2024  19h00 Carlinhos Maia reage após ser acusado de maltratar funcionárias
CBF
25/04/2024  18h30 Campeonato Sergipano Feminino Sub-17 começa no dia 25 de maio
BPRv/Reprodução
25/04/2024  18h03 Motorista de caminhão perde controle e causa acidente com ferido na SE-270
Freepik/Ilustrativa
25/04/2024  17h45 Concurso Público Nacional Unificado terá 1.114 salas em Sergipe
Marcílio Nocrato/TV Sergipe
25/04/2024  17h37 Duplicação da ponte Godofredo Diniz é autorizada em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado