Saúde de Sergipe orienta sobre prevenção da Caxumba | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde de Sergipe orienta sobre prevenção da Caxumba
Cotidiano 30/05/2016 06h19


Este ano, foi registrado um surto de Caxumba em alguns estados do Sul e Sudeste do Brasil. Apesar de Sergipe não contabilizar nenhum aumento de casos da doença, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) orienta que a população e os profissionais de área fiquem atentos para as medidas de prevenção.

A principal característica da Caxumba é a presença de uma inflamação das glândulas salivares, que aparece com um inchaço na frente do ouvido e no ângulo da mandíbula, em um ou nos dois lados. Os sintomas mais frequentes são: febre, dor de cabeça, dor muscular, perda de apetite e edema. Não há um tratamento específico para a doença, mas é feito um acompanhamento com medicamentos para a febre e a dor.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Sândala Teles, a melhor forma de prevenção é a vacina tríplice viral, que imuniza para Caxumba, Rubéola e Sarampo. A primeira dose deve ser dada na criança com 1 ano de idade e a segunda 15 meses depois.

“É importante que as pessoas verifiquem a sua situação vacinal para saber se já foram imunizados. Até os 19 anos é preciso ser tomada as duas doses; já dos 20 anos até os 49, considera-se imunizada a pessoa que comprovar ter administrado uma dose da vacina, que é ofertada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para pessoas até os 49 anos”, explica Sândala.

Transmissão

De acordo com o médico Marco Aurélio, infectologista e referência técnica da Diretoria de Vigilância em Saúde da SES, a criança ou adulto que está com suspeita da doença deve se afastar das suas atividades pelo período de transmissão, que dura, em média, nove dias.

“A transmissão se dá através do ar, saliva e do contato com os objetos da pessoa contaminada. Se a pessoa tiver contato com outra que está com suspeita de Caxumba, deve procurar saber se já está imunizada e, caso não tenha tomado a vacina de rotina, pode tomar a vacina de bloqueio para não haver contaminação”, orienta o médico.

Fonte: Agência Sergipe

Mais Notícias de Cotidiano
SMS
10/11/2024  08h00 Homens representam apenas 30% dos atendimentos da rede municipal de Aracaju
Seduc/reprodução
09/11/2024  17h00 Sergipe é estado com maior percentual de presença no Enem pelo 2º ano
Ao todo, Sergipe teve 69.376 inscritos, e 78,9% compareceram ao primeiro dia de provas
Mirely Rodrigues/Ascom Coderse
09/11/2024  16h00 Produção anual de maracujá na irrigação pública tem aumento de 161% em 2024
Agricultores são assistidos pelo Governo do Estado por todo ano
Freepik/Reprodução
09/11/2024  15h00 Análise: quais profissões vão sobreviver às inteligências artificiais?
Profissionais de Sergipe avaliam prognósticos de Bill Gates para o segmento das IAs
Divulgação
09/11/2024  09h50 Pré-Caju 2024: confira a programação deste sábado na Orla da Atalaia
Bell Marques, Ivete Sangalo e Xanddy Harmonia estão entre as atrações

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado