Sergipe já confirmou 40% mais casos de dengue do que em 2014 | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe já confirmou 40% mais casos de dengue do que em 2014
Mais de três mil sergipanos já contraíram a doença este ano
Cotidiano 25/09/2015 12h34


Da Redação

A dengue tem feio cada vez mais vítimas em Sergipe. Mais de três mil casos da doença já foram registrados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) de janeiro até a última segunda-feira (21), o que representa um aumento de quase 40% no número de confirmações em relação ao mesmo período do ano passado quando foram confirmados 1.932 casos. Os dados foram divulgados pela pasta nessa quinta-feira (24).

De acordo com o balanço da SES, o número de notificações é ainda maior. Até o 21º dia do sétimo mês de 2015 ocorrem 7.500 notificações de dengue em todo estado. No mesmo período do ano passado foram 4.110 casos notificados. Já o número de óbitos teve uma redução, este ano foi registrada a morte de um jovem no município de Neópolis. Em 2014, foram três óbitos.

A Secretaria também informou que foram notificados 361 casos suspeitos de Febre Chikungunya, com a confirmação de sete deles, como F5 News mostrou.

A gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, reforça que é preciso somar esforços para barrar a proliferação dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, transmissores da doença.

“A nossa preocupação é constante e orientamos aos Municípios e a própria população sobre a prevenção dessas doenças. Sergipe faz fronteira com a Bahia e possui grande fluxo de turistas. Mesmo diante de casos de dengue já confirmados e de casos notificados de Febre Chikungunya, estabelecemos um Plano de Contingência Estadual, com a intensificação das ações nos municípios que se encontram em risco de epidemia”, pontua Sidney.

“Não basta desenvolvermos ações com rigor se no próprio quintal a pessoa não realiza a limpeza correta para evitar que surjam os criadouros. Eles estão em depósitos domiciliares, no lixo doméstico, em ralos, calhas, vasos de planta, copos descartáveis. Uma simples casca de ovo abandonada pode acumular as larvas dos mosquitos”, acrescenta Sidney Sá, frisando que os municípios devem fazem a limpeza correta de fontes, praças, cemitérios, terrenos baldios, piscinas públicas, etc.

*Com informações da SES

Mais Notícias de Cotidiano
Instituto Banese/reprodução
27/04/2024  17h20 Relembre trajetória da sergipana Maria Feliciana, que já foi a mulher mais alta do mundo
Ela ajudou a projetar Sergipe como artista e atleta da seleção brasileira de Basquete
Ascom Instituto Banese/reprodução
27/04/2024  16h31 Rainha da altura: Maria Feliciana morre em Aracaju
Aos 77 anos, ela estava tratando uma pneumonia em hospital particular
Freepik/ Ilustrativa
27/04/2024  12h00 Afinal de contas, pode tomar chá de hibisco todos os dias?
O chá de hibisco tem propriedades que ajudam no emagrecimento e previnem doenças. Muitas pessoas se perguntam se o uso pode ser diário
Marcelle Cristinne/PMA
27/04/2024  12h00 Entenda como funciona a vacina contra dengue ofertada pelo SUS
Sergipe foi incluído na relação de estados que vão passar a receber imunizantes
BPRv/Divulgação
27/04/2024  10h52 Jovem morre após ser atropelado na porta de casa em Cumbe
O veículo estava em alta velocidade, de acordo com o relato de testemunha

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado