Sergipe prepara comemoração pelos 199 anos de emancipação política
Solenidade festiva vai acontecer na Praça São Francisco, em São Cristóvão
Cotidiano| Por Agência Sergipe 27/06/2019 07:50

Próximo dia 08 de julho, Sergipe completa 199 anos de emancipação política. Para comemorar a data, que celebra a independência do território de Sergipe da Bahia, o governo do Estado e a Prefeitura de São Cristóvão preparam solenidade festiva na Praça São Francisco, às 16 horas, com apresentação de grupos folclóricos, de artistas sergipanos e da orquestra sinfônica de Sergipe. 

Em reunião, a presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), Conceição Vieira, e o prefeito Marcos Santana acertaram parceria para realização do evento, que contará com a presença do governador Belivaldo Chagas. 

“O 8 de julho precisa ser exaltado como símbolo de nossa identidade, a data que marca nossa independência política e social da Bahia. Fomos a primeira capital de Sergipe e entendemos que sergipanidade é um conceito socialmente construído, passando pela valorização de nossa história e de nossas raízes. Por isso, não poderíamos deixar de nos somar ao evento”, declarou Marcos Santana.

“É uma data muito importante. São Cristóvão foi nossa primeira capital e tivemos o entendimento que dia 8 precisamos fazer um ato solene para resgatar a sergipanidade, fortalecer nossa identidade cultural. Próximo ano, serão 200 anos de independência de Sergipe e iremos começar, a partir deste ano, a contagem regressiva para os 200 anos. Precisamos contar todos os dias para reforçar nossa identidade e nossa independência”, afirmou Conceição, destacando que a solenidade será transmitida ao vivo pela TV Aperipê.

Mais Notícias de Cotidiano
19/07/2019 19:34 MP denuncia homem acusado de matar esposa a marretadas em Aracaju
Projeto do Ministério Público contra violência doméstica leva nome da jovem
19/07/2019 19:00 Cuidados com doenças durante a frente fria devem ser redobrados
Doenças como rinite e asma tendem a ser agravadas
19/07/2019 18:30 MPE defende exploração de matadouros pela iniciativa privada
Casos de Lagarto e Itabaiana são mais próximos de um desfecho positivo
19/07/2019 17:16 Governo e Infraero elaboram estratégias para ampliação de voos em Aracaju
Ação tem como objetivo aumentar o fluxo de voos no aeroporto sergipano
19/07/2019 16:07 Inscrições para Curso de Reciclagem do Detran/SE estão abertas
Devem ser realizadas na Escola Pública de Trânsito, na sede da autarquia