Sergipe registra déficit de mais de 800 servidores no INSS | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe registra déficit de mais de 800 servidores no INSS
Mobilização da categoria acontece nacionalmente e cobra concurso público
Cotidiano | Por Saullo Hipolito 14/02/2020 12h00 - Atualizado em 14/02/2020 12h11


Com um déficit total de 820 servidores, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Sergipe vem tendo o atendimento aos beneficiários afetado gradualmente, registrando diversos atrasos em processos, o que tem gerado a revolta entre os que precisam recorrer ao órgão.

“Esse problema no INSS é antigo e eles tratam como se fosse culpa do servidor. Se, por exemplo, antes tinha cem funcionários e hoje temos dez, é óbvio que não dá para suprir as demandas que surgem. É ser cruel conosco. Ninguém está pedindo favor”, disse ao F5News o deficiente visual Hilton Nunes, também renal crônico, que tenta se aposentar por invalidez. 

Atualmente com 41 anos, ele foi conferir o encaminhamento da sua aposentadoria nesta manhã de sexta-feira (14) e se dirigiu à unidade do INSS na avenida Ivo do Prado, em Aracaju. Mas se deparou com a mobilização organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social (Sindiprev), na frente do prédio, e se surpreendeu com a notícia de que teria de reagendar seu atendimento por conta do roubo de 12 monitores na madrugada desta sexta-feira (14). 

“Eu sou uma pessoa deficiente visual, cardíaco e renal crônico. Eu não estou atrás do benefício porque acho bonito, tenho 41 anos e queria estar trabalhando, mas não consigo. Daí estou aqui e, sempre que a gente precisa, não tem ninguém para dar uma resposta sequer. Só nos mandam ligar e remarcar, ninguém quer saber da vida de ninguém”, criticou Hilton.

Protesto

Diversas Centrais Sindicais estão orientando atos em todo o Brasil, para denunciar à população o atual quadro do INSS no país. Os líderes dos movimentos culpam o Governo Federal pelos problemas apresentados, sobretudo a não realização de concurso público diante de um cenário de aposentadoria de muitos servidores do órgão.

“Trazer militares para dentro do instituto não irá resolver o problema, por eles não têm conhecimento da legislação previdenciária. Hoje, os beneficiários esperam de três a quatro meses por um agendamento de perícia médica, acarretando que a população fica sem receber nesse período”, afirmou o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Roberto Silva.

De acordo com os sindicalistas, é esperado que o Governo Federal, a partir de agora, faça investimentos no órgão e atenda os processos solicitados em Sergipe.

“Apresentamos uma proposta para o Governo de realizar concurso para os milhares de jovens que querem ingressar no serviço público, para que tenham direito a isso, e até para poder nos ajudar a zerar os benefícios pendentes”, afirmou o coordenador do Sindiprev, Antônio Joaquim.

Segundo ele, em 2015 eram contabilizados 1.100 trabalhadores para o órgão no estado. Atualmente, o número caiu para 280 servidores, o que tem prejudicado irrestritamente na execução dos trabalhos e prestação ágil dos serviços.

“Não tem funcionamento normal. O déficit é muito grande para atender à demanda em Sergipe. Hoje temos 19 agências no estado e o Governo Federal está propondo não realizar concursos e acabar com as agências do interior. É uma precarização do serviço público que só prejudica o pobre”, afirmou Antônio Joaquim.

Roubo

Na madrugada desta sexta-feira (14), 16 monitores foram roubados da unidade do INSS na avenida Ivo do Prado. O local, segundo o Sindiprev, não conta com vigilantes noturnos, nem com câmeras de segurança para proteção do patrimônio.

“Imediatamente comunicamos ao INSS e pedimos aos beneficiários presentes que ligassem para o 135 e agendassem novo atendimento”, disse Antônio Joaquim.

A Polícia Federal foi ao INSS dar início às investigações.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Instagram/Reprodução
25/04/2024  19h00 Carlinhos Maia reage após ser acusado de maltratar funcionárias
CBF
25/04/2024  18h30 Campeonato Sergipano Feminino Sub-17 começa no dia 25 de maio
BPRv/Reprodução
25/04/2024  18h03 Motorista de caminhão perde controle e causa acidente com ferido na SE-270
Freepik/Ilustrativa
25/04/2024  17h45 Concurso Público Nacional Unificado terá 1.114 salas em Sergipe
Marcílio Nocrato/TV Sergipe
25/04/2024  17h37 Duplicação da ponte Godofredo Diniz é autorizada em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado