Tocha olímpica passará por seis cidades sergipanas em 2016 | F5 News - Sergipe Atualizado

Tocha olímpica passará por seis cidades sergipanas em 2016
Símbolo percorrerá 20 mil km de Aracaju ao baixo São Francisco
Cotidiano 07/08/2015 14h00


Por Fernanda Araujo

Entre maio e agosto de 2016 a Tocha Olímpica passará por cerca de 500 municípios brasileiros dos 26 estados e Distrito Federal, abrindo os jogos no dia 05 de agosto no Rio de Janeiro. Em cerca de 300 cidades acontecerá o revezamento. A tocha apresentada em julho é branca, com detalhes em cores que simbolizam a natureza do Brasil.

A tocha chegará a Brasília em maio, vindo acesa da cidade grega de Olímpia, no dia 03. A tocha vai chegar a Sergipe no dia 28 e seguirá por Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, pernoitará em Aracaju, e depois desce para Propriá e vai para Maceió (AL), a partir de onde percorrerá todo o Nordeste. Da capital inicia o trajeto de 20 mil km, em comboio rodoviário, por mais de 300 municípios brasileiros, e finalizará no Rio.

Cada município deve escolher quem vai carregá-la. Essa é a primeira vez que os jogos se realizam na América do Sul. Aracaju é a capital a sediar a primeira reunião da Comissão Técnica Nacional de organização das Olimpíadas. Autoridades políticas e policiais, ginastas e jogadores olímpicos estiveram presentes na abertura, nesta sexta-feira (07), no Palácio Museu Olímpio Campos, Centro. Em seguida, os organizadores fizeram reunião com os prefeitos e com as equipes de segurança para iniciar os detalhes de preparação do revezamento da tocha.

“Esse Brasil potência conquistou o direito de, em nome da América do Sul, trazer os jogos olímpicos para cá. Essa é uma conquista que inclui 40 milhões de brasileiros. Nós vamos durante esse ano nos preparar para fazer uma grande festa e mostrar para o mundo quanto o Brasil é maravilhoso em cada estado por onde a tocha vai passar. Prefeitos, se preparem porque o mundo vai conhecer a cidade de vocês mais de perto”, disse Olavo Noleto , subchefe de assuntos federativos.

O ministro interino do Esporte, Ricardo Leyser (ao lado), afirma que 50% da população brasileira é absolutamente sedentária, por isso o Ministério pretende com os jogos chamar a atenção dos brasileiros para a necessidade de atividade física e construir um país mais esportivo, pós-jogos olímpicos.

“Iniciar pelo Nordeste foi um pedido da presidente Dilma e do ministro George Hilton. Como mapa do Esporte, Sergipe é muito grande porque nós temos aqui a Confederação Brasileira de Ginástica e a Confederação de Handball. Na UFS estamos fazendo uma pista de atletismo, compramos novos equipamentos para ginástica, ano que vem vamos chegar com todas as capitais brasileiras com uma pista de atletismo, depois piscina e ginásio”, conta. Sobre as obras no Rio, Leyser nega que estão em atraso e afirma que foi bem avaliado pelo Comitê Olímpico Internacional.

Para o ministro do Turismo, Henrique Alves, a preocupação é de que seja uma Olimpíada de todo o Brasil e não só do RJ. “Como nordestino fico muito feliz, queríamos começar esses preparativos com o pé direito, em um estado que tivesse ânimo, entusiasmo, que tem tradição no esporte e no turismo. Com respeito às outras regiões, mas tenho impressão que o Nordeste vai emocionar o país e o mundo com a passagem da tocha. Eu até estou sugerindo que sejam premiadas as 10 cidades que melhor se apresentarem. Queremos aproveitar os jogos para desenvolver o turismo e revelar o país em tudo de bom que ele tem. O Brasil recebeu no ano passado apenas 6 milhões e 400 mil turistas, enquanto outros países como a Tailândia 24 milhões e Croácia 11 milhões”, afirma.

“Estamos dando exemplo de eficiência, faltando um ano, verificamos que as instalações no Rio estão mais avançadas do que um ano antes na Inglaterra. Aracaju sendo a primeira cidade a receber os organizadores da passagem da tocha é uma razão de maior orgulho”, afirmou o prefeito de Aracaju, João Alves Filho.

“Será uma oportunidade de mostrarmos as nossas potencialidades, a nossa cultura, as nossas tradições, a nossa capacidade esportiva e a de mobilização. Nós queremos que o povo sergipano se emocione e participe da passagem da tocha olímpica como um fato histórico, já que as o

Olimpíadas estão nascendo verdadeiramente no Estado de Sergipe. Que possa também fortalecer negócios para o estado e o turismo, melhorar renda das pessoas que vivem nesse setor”, ressalta o governador Jackson Barreto.

Maior do que a Copa

As Olimpíadas e as Paraolimpíadas terão a participação de mais de 10 mil atletas. Os jogos devem ter participações ainda maiores do que a Copa do Mundo de 2014, que trouxe ao Brasil 32 países competidores.

Na Copa do Mundo houve a presença de 15 mil jornalistas do mundo, 3 milhões de ingressos foram vendidos, foi assistida por 3 bilhões e 400 milhões de pessoas no mundo e 20 mil voluntários. Já os jogos olímpicos vão trazer 205 países, quase 30 mil profissionais da imprensa, vão vender 11 milhões de ingressos, deve ser assistida por 5 bilhões de pessoas e serão 70 mil voluntários. 

Fotos: Fernanda Araujo/F5 News

Foto da tocha: reprodução internet/arquivo F5 News

Mais Notícias de Cotidiano
Instituto Banese/reprodução
27/04/2024  17h20 Relembre trajetória da sergipana Maria Feliciana, que já foi a mulher mais alta do mundo
Ela ajudou a projetar Sergipe como artista e atleta da seleção brasileira de Basquete
Ascom Instituto Banese/reprodução
27/04/2024  16h31 Rainha da altura: Maria Feliciana morre em Aracaju
Aos 77 anos, ela estava tratando uma pneumonia em hospital particular
Freepik/ Ilustrativa
27/04/2024  12h00 Afinal de contas, pode tomar chá de hibisco todos os dias?
O chá de hibisco tem propriedades que ajudam no emagrecimento e previnem doenças. Muitas pessoas se perguntam se o uso pode ser diário
Marcelle Cristinne/PMA
27/04/2024  12h00 Entenda como funciona a vacina contra dengue ofertada pelo SUS
Sergipe foi incluído na relação de estados que vão passar a receber imunizantes
BPRv/Divulgação
27/04/2024  10h52 Jovem morre após ser atropelado na porta de casa em Cumbe
O veículo estava em alta velocidade, de acordo com o relato de testemunha

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado