Trabalhadores paralisam limpeza em Aracaju e mais duas cidades | F5 News - Sergipe Atualizado

Trabalhadores paralisam limpeza em Aracaju e mais duas cidades
Cotidiano 13/03/2018 11h45 - Atualizado em 13/03/2018 17h00


Por Fernanda Araujo

Trabalhadores da empresa Torre começaram uma greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (13). A paralisação acontece nos municípios sergipanos de Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras e em Aracaju, em protesto contra o atraso no salário e no ticket alimentação, e falta de condições de trabalho.

Cerca de 700 trabalhadores aderiram à paralisação, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Pública e Comercial de Sergipe (Sindilimp).

Segundo o presidente da entidade, Rayvanderson Fernandes, há quatro meses o pagamento do salário e do ticket alimentação da categoria tem sido feito em atraso ou de forma parcelada.

“No acordo, o pagamento é no primeiro dia de cada mês, mas a empresa está atrasando e o trabalhador não tem controle para saber se está sendo pago regularmente. Além disso, as condições de trabalho são precárias, não tem banheiros químicos, o transporte dos trabalhadores é irregular, alguns ônibus da empresa estão deteriorados, com condições desumanas”, reclama Fernandes.

O sindicato cobra ainda a regularização do plano de saúde dos trabalhadores, entre outras reivindicações. “A gente quer pleitear reajuste salarial; no acordo coletivo 2018/2019 negociado no ano passado, a data base é em março e até agora nada foi sinalizado. Com medo do acordo não ser cumprido, queremos um novo acordo, pois a empresa quer que o acordado ano passado fique congelado por mais dois anos, e isso não aceitamos”, adverte o sindicalista.

O presidente do Sindilimp ressalta que durante a greve será respeitado o limite em torno de 40% do efetivo em serviço. No entanto, afirma que a Torre já havia suspendido 80% das atividades em Aracaju desde a última terça-feira (6), porém, a empresa não esclareceu os motivos.

As reclamações serão levadas ao Ministério Público do Trabalho. “Estamos solicitando mediação do MPT. A empresa paralisou por conta própria e esperamos que os trabalhadores não sejam prejudicados”, afirma Rayvanderson.

Serviços paralisados

Na capital, a coleta de lixo domiciliar não foi prejudicada na paralisação, já que o serviço é realizado pela empresa Cavo, ainda dentro do contrato emergencial com a Prefeitura, até que a vencedora da licitação, finalizada em fevereiro, assine a ordem de serviço, segundo a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Já os serviços prestados pela Torre no novo contrato, como coleta de entulhos, varrição, manutenção das feiras, entre outros, estão interrompidos.

Em Socorro, apenas 30% do serviço está sendo realizado - dos nove caminhões de coleta de lixo, apenas três estão trabalhando de forma parcial.

Já em Laranjeiras, em torno de 30% do efetivo de trabalhadores realiza os serviços operacionais, de capinação, varrição, pintura e coleta de lixo.

F5 News procurou a assessoria de comunicação da Torre, mas não obteve resposta até a publicação da matéria. 

O portal também buscou esclarecimentos com a assessoria da Emsurb, a respeito da suspensão do serviço por parte da empresa; em nota, a assessoria informou que não recebeu qualquer comunicado oficial sobre paralisação. Sobre a paralisação dos funcionários, pelo presidente Luiz Roberto disse ainda que essa é uma situação que deve ser resolvida entre a Torre e os trabalhadores, e acredita que o problema deva ser solucionado na quarta-feira (14). A Emsurb afirmou também que recebeu notificação do Sindilimp sobre a greve e que comunicou a Torre, que "garantiu que conversaria com o Sindilimp, para tentar resolver a questão administrativamente, ou até judicialmente".

Foto: F5 News

Atualizado para acréscimo de informações

Mais Notícias de Cotidiano
Freepik/ Ilustrativa
27/04/2024  12h00 Afinal de contas, pode tomar chá de hibisco todos os dias?
O chá de hibisco tem propriedades que ajudam no emagrecimento e previnem doenças. Muitas pessoas se perguntam se o uso pode ser diário
Marcelle Cristinne/PMA
27/04/2024  12h00 Entenda como funciona a vacina contra dengue ofertada pelo SUS
Sergipe foi incluído na relação de estados que vão passar a receber imunizantes
BPRv/Divulgação
27/04/2024  10h52 Jovem morre após ser atropelado na porta de casa em Cumbe
O veículo estava em alta velocidade, de acordo com o relato de testemunha
Freepik/Ilustrativa
27/04/2024  10h00 Sensibilidade e descoloração são riscos gerados pelas facetas dentárias
Cirurgiã-dentista sergipana esclarece quais os prós e contras do procedimento
Freepik/ Ilustrativa
27/04/2024  09h13 Sarcopenia: veja 4 suplementos para evitar perda muscular em idosos
Mudanças no metabolismo provocam perda de massa muscular na terceira idade. Suplementos são aliados para reverter o quadro

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado