Três coisas que parecem estranhíssimas explicadas pela Ciência | F5 News - Sergipe Atualizado

Três coisas que parecem estranhíssimas explicadas pela Ciência
Conheça a “estrada” no fundo do mar descoberta recentemente, a primeira da série
Cotidiano | Por Monica Pinto 23/05/2022 17h00


No final do mês de abril passado, a equipe de cientistas a bordo da embarcação exploratória Nautilus estava usando um veículo operado remotamente para estudar, no Havaí, os chamados montes submarinos, formados pela atividade vulcânica. Nessa pesquisa eles se depararam com uma estrutura natural nas profundezas da água, de aparência muito similar a uma estrada feita por mãos humanas.

Os estudos do Nautilus são documentados ao vivo, incluindo a liberação das imagens captadas no fundo do mar pelos veículos remotos, por intermédio do canal oficial da expedição no YouTube.

Antecipando as possíveis teorias fantasiosas que esse tipo de descoberta alimenta, a descrição do vídeo já começa as descartando. “O que pode parecer uma ‘estrada de tijolos amarelos’ para a mítica cidade de Atlântida é realmente um exemplo de antiga geologia vulcânica ativa!”.

A estrada de tijolos amarelos (the yellow brick road) também se remete a uma ficção, o clássico O Mágico de Oz.

O padrão de rachaduras no fundo do mar de fato se assemelha muito a uma estrada de paralelepípedos, como muitas ainda existentes em várias cidades do Brasil. Mas os cientistas do Nautilus a identificaram como “um fluxo fraturado de rocha hialoclastita - uma rocha vulcânica formada em erupções de alta energia onde muitos fragmentos de rocha se depositam no fundo do mar”.

A formação peculiar seria o resultado de repetidos aquecimentos e resfriamentos ao longo do tempo, devido a múltiplas erupções vulcânicas.

Confira o vídeo da descoberta:

Não é de hoje que a espécie humana confere características sobrenaturais ao que não compreende. Mas o advento das redes sociais elevou as teorias fantasiosas a um novo patamar de repercussão.

Felizmente, em paralelo a alguns absurdos sem qualquer base científica que se propagam à velocidade de um clique, há também muito humor, vertente ideal para esse tipo de postagem. Amanhã você confere o “piso endiabrado”.

Mais Notícias de Cotidiano
Pixabay/Ilustrativa
04/07/2022  22h00 Neurologista indica quatro atitudes que diminuem o risco de demência
Expedição da Força Meninas está em Aracaju com teatro, oficinas e palestras
04/07/2022  21h30 Expedição da Força Meninas está em Aracaju com teatro, oficinas e palestras
TSE/Reprodução
04/07/2022  21h15 TSE apresenta à imprensa projeto de divulgação da totalização de votos
Cerca de 60% dos testes para covid-19 são positivos em Sergipe
04/07/2022  19h45 Cerca de 60% dos testes para covid-19 são positivos em Sergipe
SSP / reprodução
04/07/2022  17h30 Motorista sem habilitação se envolve acidente e uma vítima é hospitalizada