Cooperativa de Campo do Brito será fornecedora da rede GBarbosa | F5 News - Sergipe Atualizado

Cooperativa de Campo do Brito será fornecedora da rede GBarbosa
Economia 01/03/2013 10h45


 

Na última sexta, 15, representantes do Instituto GBarbosa (IGB) visitaram as novas instalações da Cooperativa dos Produtores de Mandioca de Campo do Brito (Coofama), localizada no povoado Gameleira, em Campo do Brito, no interior de Sergipe. A visita foi acompanhada também por representantes da Fundação Banco do Brasil e do Sebrae. Há cerca de dois anos, a Cooperativa vem passando por uma grande transformação estrutural, graças à participação dos agricultores em diversas capacitações ligadas ao manuseio mais adequado dos alimentos e à gestão da produção. Depois de um longo trabalho de orientação realizado pelo IGB,em parceria com o Sebrae e a Fundação Banco do Brasil, os cooperados puderam adotar novas práticas para otimizar ainda mais o trabalho.

Após a reestruturação, a Coofama está prestes a iniciar mais uma conquista: a comercialização da farinha Delícia da Copa para as lojas da rede GBarbosa. De acordo com o presidente da Coofama, Carlos Lapa, a atuação do instituto foi fundamental para estimular o crescimento da casa de farinha. “Depois das visitas que o Instituto GBarbosa fez à nossa cooperativa, melhoramos muito. Pudemos conhecer como funcionam e se estruturam as outras casas de farinha e assim reavaliamos pontos fracos que não sabíamos que tínhamos. Depois disso, reformamos a nossa casa e mudamos o manuseio da mandioca”, afirma o agricultor.

A consultora do Sebrae, Ana Virgínia, participou da visita à Coofama e teve impressões positivas sobre a reestruturação da instituição. “Há dois anos atuo na cooperativa como Consultora do Sebrae e percebemos uma significativa evolução em vários aspectos. Depois da longa etapa de experiência e aprendizado que os cooperados tiveram, fornecer para uma grande rede de supermercado será uma excelente oportunidade de colocar em prática todos os conhecimentos que vinham sendo aplicados em capacitações, como rotulagem, informação nutricional dos alimentos, boas práticas etc. A assinatura desse contrato com a rede GBarbosa veio em boa hora”, destacou Ana Virgínia.

Durante a visita, os representantes do IGB, do Banco do Brasil e do Sebrae conheceram a nova unidade de beneficiamento de produtos derivados da mandioca, que promete trazer bons resultados para a cooperativa. “Os agricultores trabalham muito e têm domínio prático sobre aquela produção. No entanto, a produção passa por um avanço significativo a partir do momento que eles se abrem a novos horizontes. Hoje a Coofama é uma grande fornecedora para a rede de varejo, e isso é o resultado de muito investimento”, diz Fábio.

Coofama

Criada há seis anos, a cooperativa contava apenas com 29 cooperados que comercializavam mandioca em feiras livres e pequenos mercados. No entanto, esse quadro começa a mudar com o fornecimento de farinha e derivados da mandioca para a rede de supermercados GBarbosa. Para destacar o processo de transformação pelo qual passa a cooperativa, o Instituto GBarbosa está produzindo um vídeo, através do qual exibirá todas as etapas pelas quais a Coofama passou até se transformar em fornecedora da rede GBarbosa.   

Mais Notícias de Economia
Rafaela Felicciano/Metrópoles
26/04/2024  15h29 Veja o que muda com reajuste de benefícios para servidores públicos
Índice considerado a prévia da inflação avançou 0,21% em abril, depois de atingir 0,36% em março. Alimentos pressionaram indicador
Agência Brasil
26/04/2024  08h59 Produção local pode melhorar alimentação em centros urbanos
Estudo é de especialistas da Faculdade de Saúde Pública da USP
Divulgação
25/04/2024  20h02 Aracaju sediará o XLII Congresso Brasileiro de Guias de Turismo
São esperados mais de 800 congressistas no evento, entre guias e agentes de turismo
Agência Brasil
25/04/2024  14h40 Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado
Reforma tributária propõe 14 alimentos com alíquota reduzida em 60%
F5 News
25/04/2024  10h04 Prefeitura sinaliza primeiro passo para proposta de revitalização do Centro 
Missão do BID resultará em carta-consulta para financiamento de projeto

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado