Fábrica de cerâmica anuncia hibernação e demissões em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Fábrica de cerâmica anuncia hibernação e demissões em Sergipe
Empresa atribui decisão ao preço do gás praticado pela Sergas, que alega inadimplência
Economia | Por F5 News 17/05/2019 19h00


A Cerâmica Sergipe Ltda (CERSESA), conhecida popularmente como Escurial, decidiu hibernar o parque industrial localizado em Nossa Senhora do Socorro, na região metropolitana da Grande Aracaju. O processo de suspensão das atividades foi iniciado na quarta-feira (15) e pode levar à demissão de mais de 600 funcionários.

"O motivo determinante para essa decisão foi o preço do gás cobrado pela concessionária SERGAS - Sergipe Gás S.A, empresa do Governo do Estado de Sergipe. Idêntico motivo da hibernação da Fafen e certamente de outras fábricas em futuro próximo", diz a Cerâmica em nota enviada à imprensa. 

"A política de preços da SERGAS, encontra-se abusiva e JURIDICAMENTE ILEGAL, e está sendo objeto de contestação judicial pela Cerâmica Sergipe, inclusive com pedido de Perdas e Danos", prossegue a nota. 

Com o processo de hibernação, a empresa iniciou os trabalhos de mudanças de uma matriz energética e a realocação de sua unidade fabril em outro estado do Nordeste.

"A perda de mais de 600 empregos diretos e indiretos, a perda de arrecadação de tributos, redução de ambiente de negócios, são fatos que se sobrepõem a qualquer discurso teórico-político. Nenhuma empresa ou empresário tem satisfação em hibernar, mudar ou relocar uma Unidade, mas as condições operacionais só existem se houver uma política real de fomento à atividade produtiva", declarou ainda a empresa.

Inadimplência

Também por meio de nota, a Sergas contestou as declarações da empresa e alegou que a Cerâmica Sergipe deixou de pagar as faturas mensais do gás natural fornecido,  "diferente do acordado em contrato estabelecido e em conformidade com o acordo de recuperação judicial vigente".

Para a Sergas, o que aconteceu foi o consumo do fluxo de caixa da companhia, o que torna o fornecimento de seus serviços financeiramente inviável enquanto a inadimplência das parcelas não for resolvida.

A companhia nega ainda que seja a responsável pelo processo de hibernação da Fafen, pois, conforme afirmou, ela não fornece e nunca forneceu gás natural à fábrica de fertilizantes. A nota diz ainda que a Sergas possui participação do Estado e honra com a concessão, mas é uma companhia de direito privado, o que a caracteriza como uma sociedade de economia mista e que precisa trabalhar com a sua própria sustentação financeira.

"Por fim, a SERGAS como uma empresa sergipana, reforça o seu compromisso em ampliar a infraestrutura e promover o desenvolvimento do estado sustentável de Sergipe. Honrando a concessão feita pelo Governo do Estado de Sergipe, a companhia sempre busca soluções para incrementar a competitividade do gás natural no estado e, consequentemente, incentivar as indústrias locais por meio de ações como a Chamada Pública de novos supridores de gás natural", completou.

Mais Notícias de Economia
Divulgação
25/04/2024  20h02 Aracaju sediará o XLII Congresso Brasileiro de Guias de Turismo
São esperados mais de 800 congressistas no evento, entre guias e agentes de turismo
Agência Brasil
25/04/2024  14h40 Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado
Reforma tributária propõe 14 alimentos com alíquota reduzida em 60%
F5 News
25/04/2024  10h04 Prefeitura sinaliza primeiro passo para proposta de revitalização do Centro 
Missão do BID resultará em carta-consulta para financiamento de projeto
Lula Marques/Agência Brasil
25/04/2024  07h22 Regulamentação da reforma tributária prevê alíquota média de 26,5%
Ministro Haddad entregou projeto de lei complementar ao Congresso
Michael Melo/Metrópoles/Ilustrativa
24/04/2024  18h00 Saldo de crédito em Sergipe atinge R$ 34,1 bilhões em fevereiro de 2024
Essas operações incluem empréstimos, financiamentos, adiantamentos e arrendamentos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado