Governador oficializa construção de refinaria de petróleo e gás | F5 News - Sergipe Atualizado

Governador oficializa construção de refinaria de petróleo e gás
Economia 13/01/2014 15h59


Por Laís de Melo

“Um momento histórico para o Estado de Sergipe”. É assim que o governador Jackson Barreto definiu a a assinatura do protocolo de intenções com a empresa Costa Global, ocorrido na manhã desta segunda-feira (13), para a construção da primeira refinaria de petróleo e gás sergipana, que será implantada no município de Carmópolis.

Além de um grande investimento para o Estado, consumindo recursos da ordem de R$ 120 milhões para a implantação, a refinaria irá movimentar a economia com a geração de 250 empregos de formas direta e indireta. De acordo com o presidente da empresa privada Costa Global, Paulo Roberto Costa, que em parceria com a empresa Energio irá realizar a construção do empreendimento, a previsão é de 18 meses para que os trabalhos sejam iniciados.

Paulo Roberto antecipou que a capacidade inicial de processamento planejado é de até dois módulos de 5 mil barris diários capazes de produzir gasolina, diesel, óleo combustíveis e o combustível para navios, bunker,  para abastecer o mercado interno.

Durante a oficialização do protocolo, Jackson Barreto registrou tratar-se de uma vitória que também faz parte da atuação do ex-governador Marcelo Déda. “Nós aqui somos a prova viva de que Marcelo Déda teve participação direta e decisiva, e a história não vai deixar de reconhecer o seu papel”, disse.

A prefeita do município de Carmópolis, Esmeralda Cruz, não pôde comparecer à solenidade por causa de uma viagem agendada anteriormente, mas enviou um áudio com os seus agradecimentos, no qual se revelou contente pela homenagem feita ao ex-governador. “Uma homenagem mais do que justa ao grande político ético e de grande caráter que deixou sua marca no desenvolvimento do nosso Estado”, disse na gravação.

Por fim, Jackson assegurou que essa refinaria será de grande importância não só para a economia sergipana, mas também para o Nordeste brasileiro. “Nós sabemos o quanto esse Estado, com as novas descobertas, tem de petróleo, e esse petróleo será um reforço e uma garantia, acima de tudo para a independência e soberania do nosso país”, reforçou.

Mais Notícias de Economia
Divulgação
25/04/2024  20h02 Aracaju sediará o XLII Congresso Brasileiro de Guias de Turismo
São esperados mais de 800 congressistas no evento, entre guias e agentes de turismo
Agência Brasil
25/04/2024  14h40 Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado
Reforma tributária propõe 14 alimentos com alíquota reduzida em 60%
F5 News
25/04/2024  10h04 Prefeitura sinaliza primeiro passo para proposta de revitalização do Centro 
Missão do BID resultará em carta-consulta para financiamento de projeto
Lula Marques/Agência Brasil
25/04/2024  07h22 Regulamentação da reforma tributária prevê alíquota média de 26,5%
Ministro Haddad entregou projeto de lei complementar ao Congresso
Michael Melo/Metrópoles/Ilustrativa
24/04/2024  18h00 Saldo de crédito em Sergipe atinge R$ 34,1 bilhões em fevereiro de 2024
Essas operações incluem empréstimos, financiamentos, adiantamentos e arrendamentos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado