Governo assina convênio para elaboração de projeto do Canal de Xingó | F5 News - Sergipe Atualizado

Governo assina convênio para elaboração de projeto do Canal de Xingó
Economia 05/12/2011 18h08


Por Míriam Donald

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, esteve na manhã de hoje (05) no Palácio dos Despachos, juntamente com o governador Marcelo Déda, o vice-governador  Jackson Barreto e deputados federais para asssinar um convênio de 15 milhões de reais, voltado à elaboração do projeto básico do Canal Xingó.

A notícia tinha sido confirmada  no último dia 30, pela presidenta Dilma Roussef,  em reunião com o governador em Brasília. O projeto básico irá delimitar a extensão das intervenções necessárias à obra que visa o aproveitamento mútiplo de recursos naturais nos municípios de Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre e Nossa Senhora da Glória.

De acordo com o governador Marcelo Déda,  é preciso fazer pequenas obras como a perfuração de poços e a criação de barragens para que sejam oferecido depósitos de água para os animais no período do verão e outras atividades de menor porte. “Junto com as maiores, essas obras irão garantir um futuro melhor para o sertanejo”, afirma o governador.

Ele disse ainda que essa obra foi fruto uma intensa luta, um investimento de 2,4 bilhões de reais,  praticamente um terço do orçamento do Estado de Sergipe para o ano de 2012. “O que nós conversamos com a presidenta Dilma e com o ministro Fernando Bezerra foi o faseamento  da obra. Então a primeira etapa da obra, nós queremos iniciar o mais rápido possível, de modo que até 2014/2015 esteja feita a primeira estapa”, conclui.

O Ministro Fernando Bezerra discursou sobre a obra e ressaltou sua importância. “ É uma obra que o governo federal tem a obrigação de ombrear com o Governo de Sergipe. Esse é mais do que um projeto básico”, diz o ministro. Ele ainda destaca que pretende incluir essa obra dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Investimentos e possível retorno

O Canal de Xingó  foi colocado como uma reivindicação prioritária do Estado de Sergipe, sob a alegação de ser o único da bacia do rio São Francisco  que não recebeu investimentos estruturantes em recursos hídricos, compensatórios ao Projeto de Interligação de Bacias do Rio São Francisco.

Com a sua implementação, haverá o fortalecimento da pecuária leiteira, desenvolvimento da agricultura irrigada, de agroindústrias, de apicultura e da piscicultura, além da exploração dp potencial turístico proporcionado pela região do cânion do São Francisco. Além disso, deverá fomentar um aumento do PIB regional  de 23%.

Mais Notícias de Economia
Rafaela Felicciano/Metrópoles
26/04/2024  15h29 Veja o que muda com reajuste de benefícios para servidores públicos
Índice considerado a prévia da inflação avançou 0,21% em abril, depois de atingir 0,36% em março. Alimentos pressionaram indicador
Agência Brasil
26/04/2024  08h59 Produção local pode melhorar alimentação em centros urbanos
Estudo é de especialistas da Faculdade de Saúde Pública da USP
Divulgação
25/04/2024  20h02 Aracaju sediará o XLII Congresso Brasileiro de Guias de Turismo
São esperados mais de 800 congressistas no evento, entre guias e agentes de turismo
Agência Brasil
25/04/2024  14h40 Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado
Reforma tributária propõe 14 alimentos com alíquota reduzida em 60%
F5 News
25/04/2024  10h04 Prefeitura sinaliza primeiro passo para proposta de revitalização do Centro 
Missão do BID resultará em carta-consulta para financiamento de projeto

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado