MPE lança programa para estimular seleção de estagiário na Rede Pública | F5 News - Sergipe Atualizado

MPE lança programa para estimular seleção de estagiário na Rede Pública
PAE estimula jovens em comunidades periféricas a atividades de estágio
Economia 28/11/2011 09h22


Da redação 

O Ministério Público Estadual lança nesta segunda-feira, 28, o Programa de Apoio ao Estudo (PAE), às 10h, no auditório do MPE, em Aracaju. O PAE é de iniciativa do MPE, em parceria com a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e com a Secretaria de Estado da Educação (SEED) e tem como objetivo estimular os alunos da rede pública de ensino a aprimorar seus conhecimentos acadêmicos, tendo em vista que poderão ser selecionados para o exercício de atividade de estágio ou profissional junto a entidades públicas e privadas.

 “Acredito que não temos como fazer inclusão social sem olhar para educação e, por isso, é preciso que a gente se volte a abrir canais de comunicação para jovens que moram nas periferias e que precisam de uma oportunidade na vida”, explicou a secretária Eliane Aquino, em reunião com 10 diretores de escolas da Rede Estadual de Ensino de comunidades periféricas de Aracaju.

A Seides tem o papel de intermediar o contato com o setor público e privado para conseguir as vagas de emprego e qualificação profissional para os jovens. Nesse sentido, a secretária Eliane Aquino informou ainda que o projeto também será apoiado pelo Sistema ´S´ e por empresários do Estado. “Tivemos a informação que o Sistema ´S´ destina vagas de qualificação profissional para jovens de baixa renda. Esse projeto encaminhará adolescentes para integrar esses cursos”.

A diretora da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), Nádia Cardoso, explicou que a SEED ficará responsável em informar a todas as escolas da rede pública de ensino que se enquadrem no programa. “Também devemos orientar os diretores e professores a cerca da importância de suas participações para o êxito do PAE”.

O presidente da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE), Robson Pereira, representou os empresários sergipanos na reunião. “Os jovens, principalmente de baixa renda, precisam de oportunidade para receber qualificação profissional, estudo de qualidade e trabalho decente. Dessa forma, se sentem valorizados. Digo isso por ter sido um adolescente de origem humilde e que também precisou de oportunidades na vida”.

O representante da Unesco, Adauto Soares, prestigiou a reunião a convite da secretária Eliane Aquino. “Trabalho na área de comunicação da Unesco e reconheço a importância de realizar projetos voltados para jovens que merecem e precisam oportunidade no mercado de trabalho”.

Metodologia

O PAE será dividido nas modalidades estágio e emprego. No segmento de estagiários serão selecionados, anualmente, 60% dos melhores alunos com média igual ou superior a 7,0 e 40% dos alunos com baixa renda familiar. A SEED, através da Diretoria de Educação de Aracaju, realizará o processo de seleção.

Na modalidade emprego também serão selecionados anualmente os alunos da rede pública estadual de ensino médio. Cada escola, através do seu corpo docente, fará a seleção de candidatos nos termos de edital publicado no site da SEED.

Com informações da SEED

Mais Notícias de Economia
Divulgação
25/04/2024  20h02 Aracaju sediará o XLII Congresso Brasileiro de Guias de Turismo
São esperados mais de 800 congressistas no evento, entre guias e agentes de turismo
Agência Brasil
25/04/2024  14h40 Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado
Reforma tributária propõe 14 alimentos com alíquota reduzida em 60%
F5 News
25/04/2024  10h04 Prefeitura sinaliza primeiro passo para proposta de revitalização do Centro 
Missão do BID resultará em carta-consulta para financiamento de projeto
Lula Marques/Agência Brasil
25/04/2024  07h22 Regulamentação da reforma tributária prevê alíquota média de 26,5%
Ministro Haddad entregou projeto de lei complementar ao Congresso
Michael Melo/Metrópoles/Ilustrativa
24/04/2024  18h00 Saldo de crédito em Sergipe atinge R$ 34,1 bilhões em fevereiro de 2024
Essas operações incluem empréstimos, financiamentos, adiantamentos e arrendamentos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado