Plamev alcança escala nacional e se associa a fundos de investimento | F5 News - Sergipe Atualizado

Plamev alcança escala nacional e se associa a fundos de investimento
Plano veterinário sergipano cresceu na pandemia e pretende lançar novos produtos
Economia | Por Monica Pinto 03/08/2021 12h10


Uma empresa nascida em Sergipe – o plano de saúde para cães e gatos Plamev – alcançou cobertura nacional no decorrer da pandemia de covid-19, período em que se expandiu mais de 250%, passando inclusive a oferecer atendimento a quem viaja ao exterior levando seu pet. F5News conversou sobre essa jornada empresarial com o médico veterinário alagoano Raphael Clímaco, radicado em Aracaju desde criança e fundador da Plamev em 2013, apenas dois anos após sua graduação pela Faculdade Pio Décimo, na capital sergipana.

Logo que se formou veterinário, ainda em 2011, Raphael abriu a própria clínica, origem do que se tornaria hospital de referência na área em Aracaju – o Mr. Zoo. Nos atendimentos, ele verificava o interesse de tutores por um plano de saúde que garantisse os cuidados aos pets sob sua guarda, sem pesar tanto no bolso. Assim, Clímaco decidiu montar um plano próprio, inicialmente circunscrito ao Mr. Zoo, que depois se estendeu a colegas veterinários de Aracaju e do interior do estado. Em 2014, a Plamev chegou também a Maceió (AL), a partir do credenciamento de profissionais atuantes naquela cidade.

“Até 2016, somando Aracaju e Maceió, já tínhamos uns mil clientes ativos na base, mas sem contar com uma estrutura de escritório, de vendas, de administração”, lembra Raphael Clímaco. Esse panorama levou-o em 2017 a uma decisão radical: trocar a cirurgia, especialidade a que se dedicara com sucesso até então, pelo desafio de profissionalizar a Plamev e expandi-la nacionalmente. “O projeto tem que ser audacioso, senão eu não saio”, ponderou Clímaco à época. “Passei a ser 100% empresário”, disse ao F5News.

Ele estabeleceu como prioridade se associar a executivos experientes, capazes de aprimorar a administração do negócio, começando por desenvolver um software específico para a gestão de veterinários e clínicas credenciados pela Plamev, até ali adaptado de um plano odontológico. “A gente precisava fazer promoções, marketing e o sistema da odontologia não permite propaganda”, explica.

Em 2018, Raphael Clímaco já cumpria sua meta. “Conheci um grupo de investidores de Minas Gerais, que entrou com recursos financeiros e técnicos, estruturamos a empresa do zero”, diz. No processo, foi desenvolvido o sistema de gestão próprio para o plano veterinário, contando com a expertise da equipe do trio mineiro em seguros de veículos, área na qual já atuavam Henrique Tinti, atual diretor financeiro da Plamev, Getúlio Cavalcante e Samuel Ferreira, que se tornaram conselheiros da organização.

Em 2019, a empresa passou à liderança do CEO e sócio Pedro Svacina que, com mais de 20 anos de carreira executiva em marketing e vendas, aprimorou essas áreas de modo a viabilizar a expansão da Plamev, no início de 2020, para Belo Horizonte e Uberlândia, em Minas Gerais, e para a capital baiana, Salvador.

Mesmo no panorama adverso da pandemia de covid-19, o grupo ampliou seus investimentos e, em outubro do ano passado, lançou o plano veterinário em todo o território nacional, medida audaciosa viabilizada pelo cadastro digital dos animais da base de clientes - a Identidade Pet. “Com ela, além de poder consultar em qualquer clínica do Brasil e receber reembolso de acordo com o seu plano, você tem acesso à lista completa de clínicas credenciadas para seu pet ter a proteção que precisa”, diz o material de divulgação.

Em janeiro deste ano, a Plamev se voltou a captar recursos em fundos de investimentos, processo finalizado com sucesso no último mês de julho. A demora se justifica pelo critério inerente à transação. “Um fundo de investimento coloca todo seu pessoal analisando a sua empresa, seu negócio, precisa conhecer e ter confiança no time”, explica Raphael Clímaco que, além de sócio fundador, é diretor médico veterinário da organização. 

Transposta essa análise minuciosa, a Plamev anunciou o investimento Série A – classificação cujo foco é otimizar a base de usuários e criar novas ofertas de produtos e serviços -, realizado pela FIR Capital, com apoio da Health Invest e da Duxx, todos fundos de presença nacional, que agora se tornam sócios minoritários da empresa de origem sergipana, cuja sede já fora transferida para Belo Horizonte. O montante do aporte de recursos não foi divulgado, mas uma parcela tem destino certo: a Plamev vai lançar em breve seu marketplace, incluindo serviços de passeadores, de banho e tosa, entre outros, e a venda de alimentos, remédios, acessórios, brinquedos e itens de higiene para pets.

Questionado sobre a maior lição extraída dessa trajetória empresarial, Raphael Clímaco respondeu: “a virada da chave é não se comparar com quem está abaixo, o que te deixa na zona de conforto; nem com quem está muito acima, porque fica um cenário intangível, e também não acreditar no rótulo de ‘pequeno’”, disse ao F5News. “Tracei o meu objetivo e não aceitei que eu sou veterinário, sou também veterinário”.

Mais Notícias de Economia
Divulgação
25/04/2024  20h02 Aracaju sediará o XLII Congresso Brasileiro de Guias de Turismo
Agência Brasil
25/04/2024  14h40 Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado
F5 News
25/04/2024  10h04 Prefeitura sinaliza primeiro passo para proposta de revitalização do Centro 
Lula Marques/Agência Brasil
25/04/2024  07h22 Regulamentação da reforma tributária prevê alíquota média de 26,5%
Michael Melo/Metrópoles/Ilustrativa
24/04/2024  18h00 Saldo de crédito em Sergipe atinge R$ 34,1 bilhões em fevereiro de 2024

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado