Terminal Marítimo Inácio Barbosa renova parceria com Mineração Caraíba | F5 News - Sergipe Atualizado

Terminal Marítimo Inácio Barbosa renova parceria com Mineração Caraíba
Contrato prevê embarque de mais de 100 mil toneladas de concentrado de cobre
Economia | Por Monica Pinto 22/09/2021 11h45

A VLI, empresa de logística administradora do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), em Barra dos Coqueiros, na região metropolitana de Aracaju, renovou a parceria com a companhia Mineração Caraíba. O secretário José Augusto Carvalho, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedetec), confirmou a informação ao F5News e se disse “feliz com a notícia”.  “Além do negócio em si, é muito importante a divulgação do porto de Sergipe para todo o mundo. Alcançamos também o setor de minérios com o ferro, o manganês e agora o cobre.  E também no agronegócio com o farelo de soja e do milho”, afirmou ao portal.

O novo acordo prevê a movimentação de 100 mil toneladas de concentrado de cobre, que sairão do terminal sergipano para o exterior até abril de 2023. “A parceria comercial é muito importante para a VLI como um player logístico focado em suportar o setor de mineração”, disse o gerente comercial da VLI para o TMIB, Ítalo dos Santos Leão, ao portal Portos&Navios.

Além do concentrado de cobre, o terminal portuário de Sergipe também opera como porta de saída para outros insumos minerais, a exemplo de minério de ferro e do manganês, e como via para o escoamento do agronegócio. Só entre junho e agosto deste ano, o TMIB embarcou 90 mil toneladas de farelo de soja e 60 mil toneladas de milho para o mercado externo.

Além das atividades voltadas à exportação, o Terminal Marítimo Inácio Barbosa também tem significativa atuação no sentido contrário, como porta de entrada para importações, entre as quais se destacam fertilizantes, trigo e coque, este insumo para a indústria cimenteira.

 

Mais Notícias de Economia
Gol retoma voos entre Aracaju e Salvador a partir do mês de dezembro
18/10/2021  07h50 Gol retoma voos entre Aracaju e Salvador a partir do mês de dezembro
Trabalhadores nascidos em outubro podem sacar auxílio emergencial
18/10/2021  06h24 Trabalhadores nascidos em outubro podem sacar auxílio emergencial
Mais de 10 milhões ainda não sacaram fundo do PIS-Pasep
17/10/2021  07h00 Mais de 10 milhões ainda não sacaram fundo do PIS-Pasep
Com alta do gás e de alimentos, especialistas orientam como economizar
16/10/2021  17h33 Com alta do gás e de alimentos, especialistas orientam como economizar
 ASN/Reprodução
15/10/2021  17h21 Usina Taquari amplia planta industrial e gera mais de 2.700 empregos