Alunos da Unit realizam projeto na Ivone de Menezes
Entretenimento 01/12/2011 14h56Na tarde da última quarta-feira(30) foi realizado o projeto ‘Leitura Viva', na Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Viera, uma das unidades da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju). A ação, desenvolvida pelos alunos dos cursos de Jornalismo e Direito da Universidade Tiradentes (Unit), surgiu como proposta de avaliação para a disciplina de Práticas Extensionistas, ministrada pela professora Deise Dias.
Durante o ‘Leitura Viva', estudantes da rede municipal foram à Biblioteca para um momento de diversão educativa, com a contação de histórias interpretada pelo grupo teatral ‘Artimanhas', do município de Estância. Além da peça, os pequenos estudantes cantaram cantigas infantis, junto aos alunos da Unit, e participaram de um coffee break de encerramento.
A estudante de jornalismo, Michele Costa, contou como teve início essa parceria com a Biblioteca. "No final da disciplina Práticas Extensionistas, a professora Deise Dias pediu que a gente pensasse em um projeto que aconteceria fora da Unit, visando estender as ações da Universidade para a comunidade. Após uma pesquisa, percebemos que, devido aos avanços tecnológicos, tal como a internet e os jogos eletrônicos, as bibliotecas como um todo estão perdendo o público infantil. Pensamos, então, em trabalhar com as crianças de forma a incentivá-las a visitar este espaço", conta a estudante.
Michele ainda revela que o grupo fez várias visitas ao espaço, conheceu os projetos da Ivone de Menezes e justificou a escolha da Biblioteca. "Descobrimos que a Ivone já vem há um bom tempo realizando ações educativas com os colégios desta região. A realização desses projetos evidenciam a importância desta instituição não só para a comunidade do bairro, mas para a cidade de Aracaju como um todo", comentou.
Encenação
O grupo ‘Artimanhas' encenou a peça ‘Chapeuzinho Vermelho' para as crianças presentes. O ator e produtor Paulo Ricardo Santos falou um pouco sobre o trabalho desenvolvido pela companhia teatral estanciana. "O ‘Artimanhas' já existe há seis anos em Estância. Nós trabalhamos bastante com o teatro de rua, buscando a maior interação possível com o público. ‘Chapeuzinho Vermelho' é um clássico, praticamente toda criança já conhece a história e se identifica mais facilmente. Como estamos realizando essa encenação desde outubro, achamos interessante trazê-la para esse projeto também", comentou.
O produtor também confessa que é a primeira vez do grupo ‘Artimanhas' na Ivone de Menezes, mas gostou bastante do espaço. "Esperamos voltar em outras ocasiões, já que a interação com o público hoje foi muito gratificante. Estamos aguardando novos convites!", disse Paulo Ricardo.
Parcerias
A diretora da Ivone de Menezes, Maria José Lima, ressaltou a importância de poder sediar projetos de outras instituições no espaço da Biblioteca. "Assim como a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) se preocupa com a juventude e a educação do aracajuano, há outras entidades que também querem ajudar a população. É muito importante que a Biblioteca realize parcerias que só trarão benefícios para a comunidade", finalizou a diretora.


O Circuito será ‘um esquenta do Forró Caju’ na área central da capital sergipana

Jurada no Dança dos Famosos, ela usou uma roupa vermelha com plumas nas mangas

Ator demitido em 2020 alegou que era perseguido por Silvio de Abreu na emissora

Cantor afirmou que não teve intenção de incitar ódio e disse respeitar talento dela

Musicais gratuitos acontecem no sábado (21) e no domingo, no Shopping Jardins