Carnaval na Bahia deve ocorrer se 90% da população estiver vacinada, orienta Fiocruz | F5 News - Sergipe Atualizado

Pandemia
Carnaval na Bahia deve ocorrer se 90% da população estiver vacinada, orienta Fiocruz
Em carta, Fundação também recomenda a exigência do passaporte de vacina
Entretenimento | Por F5 News 23/11/2021 17h35 - Atualizado em 23/11/2021 21h44

A realização do Carnaval de Salvador em 2022 dependeria de uma cobertura vacinal de 90% da população da capital baiana imunizada com ao menos duas doses, além da redução do número de casos e óbitos pela covid-19.

A estimativa foi apresentada nesta terça-feira (23) pelo Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz-Bahia) durante audiência pública da Câmara Municipal que debateu a possibilidade de realização da festa. Atualmente, apenas 72% da população está totalmente protegida na capital. As informações são do Correio 24 horas.

“A primeira questão é que tudo dependerá do cenário no período que antecede o Carnaval, a partir de janeiro. Embora o cenário no Brasil esteja melhorando, não temos nenhuma garantia de que irá permanecer do mesmo modo, como está ocorrendo agora na Europa. Há ainda muitas incertezas e tudo dependerá da evolução da pandemia nos próximos meses”, diz a Carta, que cita as festas de fim ano como termômetro para a pandemia.

O documento segue afirmando que a orientação tem sido de vacinar 80% da população para que haja segurança, mas que eventos como o Carnaval exigem ainda mais cuidados, considerando que “é um evento de massa, com muitas aglomerações e circulação de pessoas, de outros estados e países”.

Apesar das ressalvas, o Instituto acredita que anunciar a realização da folia pode ajudar a intensificar a vacinação e disse que é preciso exigir o passaporte da vacina, inclusive de estrangeiros. 

“Neste sentido, seria importante que qualquer programação para o carnaval, e sabemos da necessidade de uma programação antecipada, poderia ser encarada como uma oportunidade para estimular a vacinação das pessoas, principalmente dos jovens”, afirma.

Atualmente, a Bahia está registrando entre 400 e 500 novos casos de Covid por dia. O dado é o mesmo desde setembro, o que tem preocupado os especialistas. Em Salvador, 287 mil pessoas ainda não tomaram a segunda dose e a dose de reforço.

O prefeito Bruno Reis (DEM) disse que terá uma reunião com o governador Rui Costa (PT) para discutir o assunto. “Muito provavelmente, ainda essa semana”, disse, mas não forneceu mais detalhes sobre o encontro.
 

Mais Notícias de Entretenimento
Streamings modernizam novelas e investem nas telesséries: entenda
27/11/2021  15h00 Streamings modernizam novelas e investem nas telesséries: entenda
Contagem regressiva para o primeiro show do ‘Grupo Menos é Mais’ em Aracaju
26/11/2021  08h00 Contagem regressiva para o primeiro show do ‘Grupo Menos é Mais’ em Aracaju
Verão Folia terá Jorge e Mateus de volta à Aracaju; veja programação
26/11/2021  07h00 Verão Folia terá Jorge e Mateus de volta à Aracaju; veja programação
Foto: AAN/Reprodução
24/11/2021  16h22 Maratona Cultural preenche semana com arte em Aracaju
Freddie Mercury: 30 anos sem a voz mais poderosa do rock
24/11/2021  10h09 Freddie Mercury: 30 anos sem a voz mais poderosa do rock