“Deus exagerou comigo”, diz professor Uchôa | F5 News - Sergipe Atualizado

“Deus exagerou comigo”, diz professor Uchôa
Ele assume a cadeira 23 da Academia Sergipana de Letras
Entretenimento 16/04/2013 10h19


Por Elisângela Valença

É assim que o professor Jouberto Uchôa de Mendonça resume seus 76 anos de vida ao assumir a Cadeira 23 da Academia Sergipana de Letras (ASL). “Pela minha conjuntura, filho de motorista e servente do Estado, a probabilidade era de que jamais chegaria onde estou hoje. Mas Deus foi muito bom comigo e cada passo que dei foi bem sucedido”, disse.

Seus 50 anos ligados à Educação começaram como vigia de uma escola, passando por professor, secretário e diretor, até chegar onde está hoje. Além de reitor da Universidade Tiradentes (Unit), ele é presidente do Conselho do Grupo Tiradentes, que engloba a Unit; a Faculdade Integrada Tiradentes (FITS), em Alagoas; e a Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe), em Pernambuco.

Para ele, sua indicação para a ASL foi um ato de bondade das pessoas. “Eu sou mais um gestor de educação, mas isso também foi um reconhecimento ao meu esforço de preservar a história de nosso Estado”, disse o professor. “Faço questão de manter esta luta. Sergipe não preserva sua história. A prova disso são casarões antigos e importantes serem derrubados para darem lugar a estacionamentos e outras construções”, queixou-se.

O fato de ele assumir a Cadeira que foi do jornalista e historiador Luis Antônio Barreto deixa a emoção visível no rosto de professor Uchôa. A ligação entre eles passa pela admiração e respeito de uma história de vida. “Ele foi meu aluno no ginásio e se tornou um grande homem, uma referência na luta pela preservação da história de Sergipe”, disse.

Luiz Antonio Barreto fundou o Instituto Tobias Barreto, com cerca de 25 mil livros, além de documentos que registram a história do Estado. Dificuldades financeiras iriam levar ao fechamento do Instituto, quando professor Uchôa resolveu abrigá-lo na biblioteca da Unit Farolândia. “Todo este material está aqui, preservado e à disposição do público.

Livros

A produção literária de professor Uchôa é focada na Educação e na Cultura sergipanas. São quatro livros produzidos com co-autores. O primeiro, lançado em 2002, em parceria com a pesquisadora Maria Lúcia Marques, é Sergipe Panorâmico, um g uia histórico, político, cultural e geográfico do Estado.

O segundo, ‘Caminhos da Capital: 150 motivos para viver as ruas de Aracaju’, veio em 2007, e o terceiro, ‘Universidade Tiradentes – do ginasial ao superior: 50 anos na educação brasileira’, em 2012, ambos em parceria com Maria Lúcia.

O quarto livro é uma autobiografia, ‘Jouberto Uchôa de Mendonça: vida & experiência’, escrita a quatro mão com Luiz Antônio Barreto.

Mais Notícias de Entretenimento
Arquivo Pessoal
26/04/2024  09h24 Pipo Reis apresenta show acústico neste domingo em Aracaju
A partir das 18 horas, o músico anima o jantar do dia 28 de abril no Shopping Jardins
Leo Aversa
25/04/2024  15h09 Diogo Nogueira apresenta seu novo show em Aracaju
Atração faz parte do Festival 35, que celebra o aniversário do RioMar Shopping
Divulgação
25/04/2024  15h07 Projeto Pôr do Som valoriza artistas locais e fomenta o turismo em Aracaju
A segunda edição acontece aos finais de semana do mês de abril
Redes Sociais/ Reprodução
25/04/2024  14h50 Jojo Todynho arma barraco na porta de festa com jornalista da RedeTV
O jornalista Thiago Sodré a chamou de “ordinária” durante um programa
Divulgação
25/04/2024  12h00 Sesc prorroga inscrição para o 4º Concurso de Quadrilhas Juninas ‘Seu Menino’

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado