Espetáculo estrelado por detentas emociona público no III FEST | F5 News - Sergipe Atualizado

Espetáculo estrelado por detentas emociona público no III FEST
Entretenimento 11/04/2013 18h00


Uma movimentação diferente chamou a atenção de quem passava em frente ao Teatro Atheneu na tarde de terça-feira, 9. O público que chegava para assistir ao penúltimo espetáculo do III Festival Sergipano de Teatro dividia espaço com policiais, agentes penitenciários e cães. Mas a estrutura de segurança estava ali apenas para acompanhar as grandes estrelas do dia: mulheres que cumprem pena no Presídio Feminino do Estado, integrantes do Coletivo Artístico Penarte.

O espetáculo, intitulado ‘O dia que os cadeados se rebelaram’, atraiu um bom público ao Teatro Atheneu, o que elevou a ansiedade das participantes do projeto. “Dá um frio na barriga ver a platéia cheia aguardando a nossa apresentação. Mas, ao mesmo tempo, estar num evento importante como é o Festival Sergipano de Teatro nos dá mais segurança, porque é um sinal de reconhecimento”, diz a detenta Camila Irmão.

A expectativa para que as cortinas se abram também aumenta devido a um detalhe muito especial: a possibilidade de rever familiares e amigos. “Como não recebemos visitas sempre, esse é um momento de ver, mesmo que de longe, as pessoas que amamos. E aí, antes da peça, ficamos nos perguntando: ‘quem será que veio?’”, relata Amanda Rocha, 33 anos, que cumpre pena há quatro anos por tráfico de drogas.

E quando o espetáculo finalmente começa, o Coletivo Artístico Penarte prova que os ensaios, que vêm sendo desenvolvidos há quase um ano, deram resultado. Seja atuando, cantando ou manuseando instrumentos musicais, as presidiárias mostram desenvoltura no palco e acende a esperança da ressocialização nos entes queridos que acompanharam a apresentação, fazendo-os gritar, entre um ato e outro, frases de carinho e motivação.

A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, prestigiou a apresentação de ‘O dia que os cadeados se rebelaram’. Emocionada, declarou que a apresentação do grupo aconteceu num momento simbólico. “Simbólico porque, no último dia dessa exitosa terceira edição do Festival Sergipano de Teatro, tivemos a oportunidade de ver o efeito transformador e libertário da arte. O que vimos aqui foi um diálogo direto entre direitos humanos e cultura”, justifica.

O Coletivo Artístico Penarte é uma inciiativa da Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor (Sejuc). Ao todo, 40 internas são beneficiadas com essa ação.

Sobre o III FEST

O III Festival Sergipano de Teatro é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura, e Instituto Banese. Apóiam o evento o Banese, Sated/SE, Fundação Aperipê e Shopping Riomar. A Vivo é a operadora oficial do evento.

Mais Notícias de Entretenimento
Arquivo Pessoal
26/04/2024  09h24 Pipo Reis apresenta show acústico neste domingo em Aracaju
A partir das 18 horas, o músico anima o jantar do dia 28 de abril no Shopping Jardins
Leo Aversa
25/04/2024  15h09 Diogo Nogueira apresenta seu novo show em Aracaju
Atração faz parte do Festival 35, que celebra o aniversário do RioMar Shopping
Divulgação
25/04/2024  15h07 Projeto Pôr do Som valoriza artistas locais e fomenta o turismo em Aracaju
A segunda edição acontece aos finais de semana do mês de abril
Redes Sociais/ Reprodução
25/04/2024  14h50 Jojo Todynho arma barraco na porta de festa com jornalista da RedeTV
O jornalista Thiago Sodré a chamou de “ordinária” durante um programa
Divulgação
25/04/2024  12h00 Sesc prorroga inscrição para o 4º Concurso de Quadrilhas Juninas ‘Seu Menino’

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado