Exposições movimentam unidades da Secult no ‘Agosto Para Todos’ | F5 News - Sergipe Atualizado

Exposições movimentam unidades da Secult no ‘Agosto Para Todos’
Entretenimento 10/08/2012 12h58


Neste mês de agosto, o folclore e a cultura popular irão pautar as ações da Secretaria do Estado da Cultura (Secult), que preparou uma programação especial dentro do projeto ‘Agosto Para Todos’. Dentre as atividades previstas para acontecer a partir do dia 14, estão diversas exposições que irão ocupar os espaços da Secult durante todo o mês.

No Centro de Criatividade, a partir do dia 15, o público poderá conferir a exposição fotográfica ‘Grupos e Mestres das Culturas Populares de Sergipe’. As fotos compõem o acervo do Centro, algumas delas retratam mestres já falecidos e que contribuíram para engrandecer a cultura sergipana. A exposição fica em cartaz até o dia 31 deste mês.

Na Galeria J. Inácio, localizado no hall da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), estarão em cartaz três exposições que dialogam sobre o tema do cordel e a cultura popular e que compõem a programação do II Encontro Sergipano de Literatura de Cordel. Em ‘Olhares Para o Cordel’ o público poderá conferir os trabalhos em xilogravura do artista plástico Elias Santos, que fazem parte do Projeto Gravuras de Inverno.

A Galeria J. Inácio abriga também a exposição ‘Lampião, uma viagem pelo Cangaço’, fruto do trabalho dos pesquisadores Antonio Amaury Correa de Araujo e Vera Ferreira e conta com apoio da Sociedade do Cangaço. A mostra é composta por painéis que ilustram os fatos e acontecimentos da história de Lampião e do Cangaço.  

Outro tema que também dialoga com a literatura de cordel é o folclore sergipano, que estará retratado na exposição ‘Taiê’ de Alejandro Zambrana. Neste trabalho, o fotógrafo apresenta um recorte da documentação fotográfica que ele vem realizando há seis anos sobre as Taieiras de Laranjeiras.

Unidades do interior

Em Laranjeiras, o público poderá conferir duas exposições que também retratam as manifestações folclóricas do município, são elas: ‘Mestre Sales e o São Gonçalo da Mussuca’ e ‘Entre os Lambe sujos e  os Caboclinhos: manifestação laranjeirense do mês de outubro’.

Segundo Sayonara Viana, coordenadora de museus da Secult, o Museu Afrobrasileiro fez uma homenagem ao mestre Deca em 2011, e para este ano o escolhido foi o Mestre Sales, líder do São Gonçalo, um dos grupos mais tradicionais de Laranjeiras.

“Buscamos referências na cidade para montar as duas exposições, com fotografias e objetos cedidos pela própria comunidade. Além disso, contamos também com o apoio do Museu do Homem Sergipano que nos cedeu parte do seu acervo”, destacou.

No Museu Histórico de Sergipe (MHS), em São Cristóvão, estará em cartaz a exposição que irá apresentar ao público um outro lado do líder do Cangaço, Lampião. “Queremos sair do senso comum e mostrar Lampião enquanto divulgador da cultura popular. Ele, por exemplo, foi um dos grandes difusores do xaxado, e pouco se sabe sobre a atuação dele nesse contexto”, explicou o organizador da exposição e diretor do MHS, Thiago Fragata.  

As exposições da Galeria J. Inácio e do Museu Afrobrasilerio de Sergipe ficam em cartaz até o dia 14 de setembro. Já a exposição do Museu Histórico de Sergipe (MHS) estará disponível para visitação até o dia 17 de setembro. Vale à pena conferir e conhecer um pouco mais sobre a riqueza das culturas populares de Sergipe.

Mais Notícias de Entretenimento
Leo Aversa
25/04/2024  15h09 Diogo Nogueira apresenta seu novo show em Aracaju
Atração faz parte do Festival 35, que celebra o aniversário do RioMar Shopping
Divulgação
25/04/2024  15h07 Projeto Pôr do Som valoriza artistas locais e fomenta o turismo em Aracaju
A segunda edição acontece aos finais de semana do mês de abril
Redes Sociais/ Reprodução
25/04/2024  14h50 Jojo Todynho arma barraco na porta de festa com jornalista da RedeTV
O jornalista Thiago Sodré a chamou de “ordinária” durante um programa
Divulgação
25/04/2024  12h00 Sesc prorroga inscrição para o 4º Concurso de Quadrilhas Juninas ‘Seu Menino’
Divulgação
25/04/2024  11h40 Show "O Retorno" do Grupo Memórias acontece nesta sexta (26)
Apresentação promete reviver a época de ouro da música mundial

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado