Galera do Click: jovens sergipanos com Down lançam autobiografia | F5 News - Sergipe Atualizado

Galera do Click: jovens sergipanos com Down lançam autobiografia
Lançado pelo Instituto Iluminar, e-book traz acessibilidade para pessoas cegas
Entretenimento | Por Laís de Melo 27/12/2021 13h30 - Atualizado em 27/12/2021 14h12


‘Além das Lentes’ é o nome do livro lançado pelo Instituto Iluminar, em Sergipe, no dia 22 passado Disponível em versão digital, o e-book disponibiliza tecnologia de audiodescrição e leitura de tela para pessoas cegas e com baixa visão, contando a história de vida dos alunos com síndrome de Down da ‘Galera do Click’. 

Ao todo, são 18 alunos que compõem o projeto, entre jovens e adultos sergipanos com deficiência intelectual. O livro conta um pouco sobre a vida de cada um deles e foi escrito pelos próprios personagens, se tratando de uma autobiografia, portanto. Além da parte textual, o trabalho também é composto por fotografias. 

“O projeto faz um resgate da história de vida de cada um dos 18 alunos. Eles foram em busca das fotos, que são 12 para cada um, além das fotos que fizemos deles no estúdio. O resultado final é um projeto muito bacana; um livro muito bonito, sublime, com a contação de história da vida deles e as fotos desde o nascimento, batismo, atividades na escola. É mais ou menos a história do Click e como isso desembocou no livro”, conta o jornalista, coordenador e professor do programa ‘Galera do Click’, Saulo Coelho. 

Ainda segundo o coordenador, a ‘Galera do Click’ existe em Sergipe desde 2019 e foi lançado sob inspiração de um movimento semelhante em São Paulo: aulas de fotografia para pessoas com deficiência intelectual. 

“A fotógrafa Sandra Reis é a coordenadora da Galera do Click em São Paulo desde 2013, e foi ela que veio apresentar o projeto aqui no estado em 2018. Eu acabei sendo convidado para conhecer e, durante as oficinas de apresentação, ela indicou meu nome para ser coordenador do primeiro desdobramento fora de São Paulo”, conta Saulo ao F5News. 

O projeto é administrado pelo Instituto Iluminar, uma organização sem fins lucrativos que tem, como uma das principais bandeiras, levar acessibilidade para pessoas com deficiência em Sergipe. "É com muita alegria que o Iluminar oferece esse presente a todos aqueles que acreditam na conquista da inclusão e da acessibilidade", disse o jornalista e ex-vereador Lucas Aribé, fundador do Iluminar. "Vale ressaltar que nossa obra possui as soluções tecnológicas mais avançadas, permitindo que qualquer pessoa tenha acesso ao conteúdo com autonomia", completa.

Saulo Coelho lembra que a ideia surgiu no ano passado. “Durante a pandemia pensamos em fazer algum projeto mais robusto que pudesse movimentar a Galera do Click, porque as aulas estavam online o tempo inteiro, e aí resolvemos executar esse projeto”, conta. 

Para ter acesso ao e-book basta clicar aqui

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Entretenimento
Arquivo Pessoal
26/04/2024  09h24 Pipo Reis apresenta show acústico neste domingo em Aracaju
Leo Aversa
25/04/2024  15h09 Diogo Nogueira apresenta seu novo show em Aracaju
Divulgação
25/04/2024  15h07 Projeto Pôr do Som valoriza artistas locais e fomenta o turismo em Aracaju
Redes Sociais/ Reprodução
25/04/2024  14h50 Jojo Todynho arma barraco na porta de festa com jornalista da RedeTV
Divulgação
25/04/2024  12h00 Sesc prorroga inscrição para o 4º Concurso de Quadrilhas Juninas ‘Seu Menino’

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado