Programa 'Cultura Viva' foi tema de debate no Fórum de Secretários | F5 News - Sergipe Atualizado

Programa 'Cultura Viva' foi tema de debate no Fórum de Secretários
Entretenimento 30/03/2012 09h38

Dando continuidade aos trabalhos no Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura, que ocorre desde a manhã desta quinta-feira, 29, em Aracaju, um importante debate sobre o encaminhamento do Programa Cultura Viva e dos Pontos de Cultura no país, foi aberto pela secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, e debatido pelos gestores de cultura de todo o país.

Em seu discurso, Márcia forneceu alguns dados sobre o programa que atua desde 2004 no país. Ela apresentou ainda o esforço atual para consolidação do programa em todo Brasil. “Os Pontos de Cultura é uma ação que deve estar interligada em todo país, e não promover uma atuação individualmente. A partir da sua criação, se criou um novo paradigma no campo da cultura”, afirmou.

Márcia relatou ainda o redesenho que está sendo feito no Cultura Viva pelo Ministério, através da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC). No seu discurso, ela apresentou algumas ações conclusivas, preventivas e propositivas que estão sendo implementadas para melhorar as condições da Rede e do trabalho em todo país. “Nosso objetivo é realizar esta redefinição, considerando uma politica de continuidade, aprofundamento e melhoria contínua, se afastando das perspectivas partidárias e se aproximando de uma politica de estado”, destacou.

Márcia frisou ainda a importância de o Fórum ser um espaço de discussão e engrandecimento do programa. “Espero que este plenário seja um espaço onde possamos rediscutir as pendências do programa e do que está sendo sistematizado com os Pontos de Cultura”, completou.

Para a presidente do Fórum e secretária da Cultura de Sergipe, Eloísa Galdino, o debate sobre o Programa Cultura Viva é extremamente pertinente no Fórum, pois traz a tona a discussão de como está a realidade desta movimentação no país. “Os gargalos do Cultura Viva estão sendo tocados nesse redesenho apresentado pela secretária Márcia, mas o principal deles, que é a ferramenta de governança, está sendo repensada, afinal, todos os estados tem problemas nos aspectos de contas e prestação de contas”, argumentou Eloísa.

Para ela, é preciso que estes impasses sejam sanados e se possa constituir definitivamente uma Rede nos Pontos de Cultura de todo o país. “Existe uma necessidade de marcar um posicionamento do Fórum sobre o programa Cultura Viva, pois entendemos a importância do programa e por ele ser um dos eixos que materializam a nova politica de cultura do país”, ressaltou a gestora.

O representante do secretário do Rio Grande do Sul, Jeferson de Assunção, compartilhou da ideia da presidente, e levantou a preocupação em relação às questões conceituais do Programa. “As diretrizes principais não podem ser abandonadas por questões técnicas. A maneira como a Márcia apresentou o redesenho do projeto mostra que há uma preocupação em resolver estes impasses. O que nos deixa mais realizados, é que podemos enxergar que passamos a ter movimentos sociais da cultura a partir do Governo Lula, e isso tem muito haver com os Pontos de Cultura e do Cultura Viva”, disse.
Sobre o programa

O programa Cultura Viva é uma ação do Ministério da Cultura que visa ampliar e garantir acesso aos meios de fruição, produção e difusão cultural; identificar parceiros e promover pactos com atores sociais governamentais e não-governamentais, nacionais e estrangeiros, visando um desenvolvimento humano sustentável, no qual a cultura seja forma de construção e expressão da identidade nacional; além de potencializar energias sociais e culturais, dando vazão à dinâmica própria das comunidades e entrelaçando ações e suportes dirigidos ao desenvolvimento de uma cultura cooperativa, solidária e transformadora, entre outros pontos.

Nele, está inserido os Pontos de Cultura, uma iniciativa prioritária do programa, adotado pelas Secretarias de Cultura de todo o país e que articula várias ações deste programa, através de iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil. A iniciativa firma convênios, por meio da seleção por editais públicos, onde os Pontos são responsáveis por articular e impulsionar as ações que já existem nas suas comunidades.

Atualmente, Brasil conta com 3.670 Pontos, sendo 40 destes em Sergipe. O investimento total do MinC neste projeto já chega a casa dos R$ 526 milhões de reais. Já os editais do Cultura Viva já contemplou ou contempla 4.162 iniciativas.

Visita ao PMOC

Ainda na programação da tarde, os secretários puderam fazer uma visita guiada ao Palácio Museu Olímpio Campos (PMOC), e conferir um pouco da história política e cultural do Estado de Sergipe. Os gestores ficaram encantados com o prédio do século XIV e descaram sua beleza histórica.

Para o gestor de Cultura do Estado de Alagoas, Rosalvo Viegas, o Palácio é um ótimo espaço cultural. Ele parabenizou Sergipe por recuperar locais históricos importantes para a cultura do Estado. “O Palácio Museu é muito agradável e pelo que vi, muito frequentado pelos sergipanos. Isso é muito interessante, pois mostra que a população está interessada em consumir cultura. Quando retornamos do almoço, inclusive, vi vários estudantes visitando o local. Isso me encanta, afinal, a Secretaria da Cultura de Alagoas está em um antigo palácio”, notou.

Próximos trabalhos

Na sexta-feira, segundo dia de trabalhos, será realizada a eleição para substituição da presidente Eloísa Galdino, que sai do cargo após dois anos a frente da instituição. Depois da eleição haverá uma visita ao Museu da Gente Sergipana e uma almoço em um restaurante na capital.

 

Fonte: Divirta-se

Mais Notícias de Entretenimento
Metrópoles/ Reprodução
19/08/2022  19h17 Disney+ explica por que o filme Avatar saiu do catálogo do streaming
Em nota enviada ao Metrópoles, a plataforma citou o “relançamento dos filmes”
Prefeitura de Riachão do Dantas
19/08/2022  07h00 Confira atrações do 1º Festival Multicultural de Inverno de Riachão do Dantas
Evento é iniciativa do município, aproveitando que ele é um dos mais frios do estado
Reprodução/Instagram
18/08/2022  21h05 Bastidores do fim: saiba o que definiu o término de Simone e Simaria
Fim da dupla sertaneja já era esperado pela imprensa e pelo mercado musical
RedeTV!/ Reprodução
18/08/2022  19h45 Sonia Abrão diz que sempre teve problemas com Ana Maria: “Mente muito”
Jornalista da RedeTV!, que se recupera da Covid-19, detonou apresentadora
Instagram/Reprodução
18/08/2022  18h45 Após vídeo viralizar, Gracyanne conta segredo para se “dobrar ao meio”
A esposa de Belo foi parar nos assuntos mais comentados das redes sociais