Ramon Coxinha pode perder suas redes sociais por direitos autorais | F5 News - Sergipe Atualizado

Disputa judicial
Ramon Coxinha pode perder suas redes sociais por direitos autorais
Humorista cearense reivindica exclusividade para nome de seu personagem “Coxinha”
Entretenimento | Por Antonio Cardoso 25/04/2022 17h30


O influencer sergipano Ramon Coxinha (foto) pode perder suas contas nas redes sociais pela acusação de infringir direitos autorais do humorista cearense Hiran Delmar, criador dos personagens Doquinha e Coxinha, origem da desavença entre os artistas. 

Ramon publicou em suas redes sociais, neste domingo (24), que recebeu uma mensagem da assessoria de Hiran Delmar, pedindo que retirasse todo conteúdo do seu trabalho que tivesse o nome 'Coxinha'. 

Isso porque Hiran registrou, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a marca com o nome “Coxinha”, alusivo ao personagem de maior sucesso do humorista cearense. 

O sergipano disse que já perdeu parte do seu material na internet em contas de outros produtores de conteúdo, que deletaram os vídeos, após a denúncia de Hiran Delmar.

Ramon argumenta que 'Coxinha' é apenas um apelido, que ganhou ainda na infância, e nada tem a ver com o trabalho de Hiran Delmar que ele próprio classifica como “muito bom”. 

“Estou passando para vocês como satisfação, a quem me assiste e me acompanha desde sempre, caso eu suma das redes sociais de maneira injusta”, escreveu o artista sergipano em uma das suas publicações.

Coxinha e Doquinha

O programa “Nas Garras da Patrulha” fez grande sucesso, no Nordeste, no começo do século. O humorístico criado na rádio Verdes Mares, passou a ser veiculado em 2001 na TV Diário de Fortaleza, emissora independente do Ceará.

Um dos maiores humoristas do país, Tom Cavalcante, passou pela produção do programa quando ainda estava na rádio, antes de ganhar projeção pelas televisões da região Nordeste, e depois mais ainda, ao entrar para o quadro da Rede Globo.

Durante a primeira década deste século, o “Nas Garras da Patrulha” teve grande audiência e repercussão, principalmente com as figuras de Coxinha e Doquinha, criações de Hiran Delmar.

“É ou não é, Doquinha?” - “É, sim, Coxinha” Esse era o principal bordão da dupla que aparecia diariamente nos televisores em sinal aberto para todo o país, por meio das antenas parabólicas.

Em 2009, Hiran saiu da televisão e passou a realizar shows e produções independentes, mas manteve os personagens, que não podiam mais serem veiculados na TV Diário, por conta dos direitos autorais.

O que diz Hiran Delmar 

A assessoria do artista divulgou, por meio de nota, que Hiran está “com estado emocional abalado, sem ao menos conseguir gravar um vídeo e trazer os esclarecimentos necessários”.  

A nota continua: “Um influencer postou alguns stories aos seus seguidores, com informações que incitou (sic) o ódio e a revolta, deles contra nosso amado Hiran Delmar, o Coxinha, acarretando assim, ataques de calúnia e difamação e comentários com palavras de baixo calão nas nossas redes sociais, obrigando a desativarmos os comentários em algumas redes”. 

Por fim, a assessoria alerta que toda a obra é protegida por direitos autorais, e que eles vão defender a todo custo o direito legal do humorista Hiran Delmar.

Estagiário sob supervisão da jornalista Monica Pinto
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Entretenimento
Arquivo Pessoal
26/04/2024  09h24 Pipo Reis apresenta show acústico neste domingo em Aracaju
Leo Aversa
25/04/2024  15h09 Diogo Nogueira apresenta seu novo show em Aracaju
Divulgação
25/04/2024  15h07 Projeto Pôr do Som valoriza artistas locais e fomenta o turismo em Aracaju
Redes Sociais/ Reprodução
25/04/2024  14h50 Jojo Todynho arma barraco na porta de festa com jornalista da RedeTV
Divulgação
25/04/2024  12h00 Sesc prorroga inscrição para o 4º Concurso de Quadrilhas Juninas ‘Seu Menino’

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado