Recursos do Proinveste possibilitarão reformas de espaços culturais | F5 News - Sergipe Atualizado

Recursos do Proinveste possibilitarão reformas de espaços culturais
Entretenimento 22/10/2012 09h51


Com o acesso aos recursos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste), o Governo de Sergipe planeja promover avanços significativos para a qualidade de vida da população sergipana. Graças à solidez fiscal do Estado, o Governo Federal reservou R$ 727 milhões para investimentos em diversos projetos em Sergipe. Mas, para ter acesso a esses recursos, é necessária a aprovação da Assembleia Legislativa de Sergipe (AL).

O plano do governador Marcelo Déda é utilizar esse montante em diversas áreas, e a cultura sergipana também sairá ganhando com o Proinveste. Mais de R$ 8 milhões oriundos deste programa serão investidos na revitalização da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED) e do Arquivo Público do Estado de Sergipe (APES), dois importantes espaços para a vida cultural de Sergipe, cujos projetos de reforma já estão em fase final de elaboração pelo Governo.

Para a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, a verba do Proinveste é fundamental para concretizar os projetos de restauração dessas duas unidades. “Estamos em um processo de elaboração de projetos para reforma e modernização das nossas unidades e dois deles dependem diretamente dessa verba para serem viabilizados. Por isso, acredito que esse recurso será fundamental para darmos andamento à política cultural que estamos executando em Sergipe. Além disso, esse empréstimo é fundamental para o desenvolvimento do nosso Estado e deve ser defendido por todos que querem uma vida melhor para os sergipanos”, destaca a gestora.

Sobre a reforma do APES

O prédio do Arquivo Público do Estado de Sergipe foi construído no ano de 1936 e guarda boa parte da história político-administrativa sergipana. O projeto de reforma prevê um completo tratamento dos materiais deteriorados que compromete a estabilidade do prédio, preservando o máximo possível a matéria original, priorizando a reintegração das partes afetadas, só utilizando a remoção, em casos extremos.

Na parte estrutural serão substituídas todas as mantas de impermeabilização existentes; serão feitas novas instalações elétricas; revisões das instalações hidráulicas e sanitárias; revisão e recuperação de todas as enquadrarias metálicas; pintura geral; execução de acessibilidade interna, com instalação de um elevador de acessibilidade; execução das instalações de incêndio; entre outros. Após a total restauração, o Arquivo Público resgatará a essência do monumento mostrando a memória cultural da história de Aracaju.

Sobre a reforma do BPED

O projeto de reforma da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED) prevê a transformação do prédio em um Complexo Cultural, que englobará a estrutura da Biblioteca Infantil Aglaé Fontes, além da criação de um café e um anfiteatro. Com essa iniciativa, o Governo de Sergipe pretende também modernizar o acervo e consolidar a BPED como o principal endereço de discussão, apreciação e estímulo à literatura em Sergipe.

Mais Notícias de Entretenimento
Arquivo Pessoal
26/04/2024  09h24 Pipo Reis apresenta show acústico neste domingo em Aracaju
A partir das 18 horas, o músico anima o jantar do dia 28 de abril no Shopping Jardins
Leo Aversa
25/04/2024  15h09 Diogo Nogueira apresenta seu novo show em Aracaju
Atração faz parte do Festival 35, que celebra o aniversário do RioMar Shopping
Divulgação
25/04/2024  15h07 Projeto Pôr do Som valoriza artistas locais e fomenta o turismo em Aracaju
A segunda edição acontece aos finais de semana do mês de abril
Redes Sociais/ Reprodução
25/04/2024  14h50 Jojo Todynho arma barraco na porta de festa com jornalista da RedeTV
O jornalista Thiago Sodré a chamou de “ordinária” durante um programa
Divulgação
25/04/2024  12h00 Sesc prorroga inscrição para o 4º Concurso de Quadrilhas Juninas ‘Seu Menino’

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado