Segundona do Turista dá pontapé inicial nos festejos juninos em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

País do Forró
Segundona do Turista dá pontapé inicial nos festejos juninos em Sergipe
Mais de 120 atrações sergipanas se apresentarão na rua São João
Entretenimento 19/03/2024 08h48 - Atualizado em 19/03/2024 11h30


Começou nesta segunda-feira (18) a edição 2024 da Segundona do Turista, na Rua São João, em Aracaju, Sergipe. O evento, realizado pelo Governo do Estado, será realizado até o mês de dezembro, sempre às segundas. Com shows musicais e apresentações de quadrilhas e grupos folclóricos, o projeto resgata a tradição da histórica rua e inicia os preparativos para a programação dos festejos juninos no estado.

O grupo Os Três Muleques, a quadrilha Século XX e o forrozeiro Erivaldo de Carira abriram a programação da Segundona. Durante o mês de março, a grade de atrações seguirá com artistas convidados. De abril em diante, se apresentarão os artistas selecionados por meio de edital. Já em maio, o destaque será o espaço da economia criativa, com o intuito de oferecer uma experiência inovadora a sergipanos e visitantes.

Para o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, a Segundona do Turista é o ponto de partida para os 60 dias de programação já anunciados para o Arraiá do Povo e a Vila do Forró. 

“É o início dos festejos juninos, trazendo nossa tradição e valorizando nossa cultura e economia. São mais de 120 atrações que se apresentarão aqui, entre quadrilhas, orquestras, cantores e outros artistas. Os comerciantes ganhando seu dinheiro, artesãos vendendo seu produto, o turista chegando e o povo dançando nessa rua centenária. É o lugar do forró no país do forró”, disse.

A Segundona do Turista é uma realização do Governo de Sergipe por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), em parceria com o Centro Social e Cultural São João de Deus. O apoio é das secretarias de Estado do Turismo (Setur); do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem); e da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom). A programação é destaque no calendário de eventos do estado, trazendo previsibilidade e impulsionando o trade turístico.

A presidente da Funcap, Antônia Amorosa, ressaltou o sucesso do projeto em 2023, e afirmou a expectativa de renovação do resultado em 2024. “Neste espaço, durante todo o ano, vocês verão passar expressões do nosso forró. Nosso governador é um homem que estimula a cultura, porque esta festa é para todos os sergipanos. Sergipe tem a única rua tradicional no Brasil reconhecida como palco exclusivo do forró, e o Governo do Estado reconhece e celebra este título”, colocou.

"Iniciar o forró no mês de março é um sonho. Até dezembro, estaremos aqui fortalecendo a cultura e a economia, e dizendo a todos que somos nordestinos e que aqui é nosso lugar", afirmou o presidente do Centro Social e Cultural São João de Deus, Elder Teles.

Nascida e criada na Rua São João, Maria Angélica se diz apaixonada pela cultura junina e comemora o retorno da Segundona do Turista. "Está maravilhoso. Sou quadrilheira e sempre estou por aqui. No ano passado foi ótimo, e agora a gente vai continuar", pontuou.

O comerciante Antônio Souza é proprietário de uma mercearia localizada na esquina da Rua São João há 26 anos. Para ele, o início da Segundona em 2024 é sinônimo de boas vendas. "A expectativa é muito boa. No ano passado foi muito bom, e neste vai ser melhor ainda, com fé em Deus", sinalizou.

Mais Notícias de Entretenimento
Confira todas as dicas para conhecer Lisboa, capital de Portugal
28/04/2024  06h30 Confira todas as dicas para conhecer Lisboa, capital de Portugal
Freepik/Ilustrativa
27/04/2024  07h00 Wine Bar: conheça bares especializados em vinho para conhecer em Aracaju
Arquivo Pessoal
26/04/2024  09h24 Pipo Reis apresenta show acústico neste domingo em Aracaju
Leo Aversa
25/04/2024  15h09 Diogo Nogueira apresenta seu novo show em Aracaju
Divulgação
25/04/2024  15h07 Projeto Pôr do Som valoriza artistas locais e fomenta o turismo em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado