Dez curiosidades para comemorar o Dia do Futebol no Brasil | F5 News - Sergipe Atualizado

Dez curiosidades para comemorar o Dia do Futebol no Brasil
Artilheiros, recorde de público e torcidas, confira curiosidades da paixão nacional
Esporte | Por Lucas Sá 19/07/2022 09h19


Nesta terça-feira (19) é comemorado o Dia Nacional do Futebol, a paixão nacional e talvez o esporte mais praticado no país. A data foi escolhida em 1976 e leva em conta a criação do clube de futebol mais antigo em atividade no país, sabe qual é? confira abaixo essa e outras curiosidades:

1- O time mais antigo em atividade do Brasil

Você deve estar se perguntando se é o Flamengo, Corinthians, Santos ou qualquer outro clube tradicional, mas a resposta é nenhum deles! O Flamengo foi criado em 1895, porém como um clube de remo, daí o nome Clube de Regatas do Flamengo. O time de futebol foi instaurado apenas em 1912, mesmo ano da criação do Santos. O Corinthians é apenas dois anos mais velho (1910). Por fim, o clube de futebol mais antigo em atividade no Brasil é o Sport Clube Rio Grande (RS), fundado em 19 de julho de 1900. O clube é 23 dias mais velho que a Ponte Preta e em alusão ao fato, no ano de 1976, a CBF fixou neste o Dia Nacional do Futebol.

2- A maior torcida do país

Pode comemorar torcedor rubro-negro, essa realmente vocês venceram! De acordo com levantamento da Sport Track, no relatório elaborado pela XP e pela consultoria Convocados, o Flamengo é o time com a maior torcida do Brasil.  Em 2022, o clube rubro-negro reunia 24% do total de torcedores do país, à frente do Corinthians, com 18%, e do São Paulo, com 11,5%.

3- O maior campeão nacional

Torcida do Verdão essa é para vocês! O Palmeiras é atualmente o maior campeão nacional com 15 títulos, seguido do Flamengo, com 13,  e do Corinthians, com 11. O recente retrospecto do clube paulista a decorar a sala de troféus da academia do Palestra conta com Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão, só não podemos esquecer que no meio dessa festa já teve série B.

4 - O maior artilheiro do Brasileirão

Roberto Dinamite é até hoje o maior artilheiro do Brasileirão. Antes da era dos pontos corridos, o atacante que atuou entre as décadas de 70 a 90 no Vasco marcou incríveis 190 gols durante as edições de que participou.

5-  Roubaram a Jules Rimet

A Jules Rimet foi criada em 1928 e o troféu era entregue para a seleção campeã da Copa. A cada quatro anos, o troféu tinha uma nova casa. Mas o primeiro país que conquistasse o tricampeonato ficaria com o prêmio definitivamente. Pelé, Jairzinho, Tostão, Carlos Alberto Torres e companhia conquistaram o tri em 1970, no México. Porém, depois de 13 anos e meio dessa inesquecível vitória, os seguranças do prédio da CBF foram rendidos e a taça foi roubada. Os ladrões não conseguiram quebrar o vidro à prova de balas, mas desmontaram as molduras de madeira e levaram a Jules Rimet, que nunca mais foi encontrada.

6 - O maior público já registrado no Brasil

Segundo a Fifa, quase 200 mil pessoas foram ao Maracanã em 16 de julho de 1950, para a final da Copa do Mundo que o Brasil perdeu para o Uruguai por 2×1. Algo que na época ficou conhecido como maracanaço, nosso próximo tópico.

7- Maracanaço

Você acha que o 7 a 1 da Alemanha doeu? Então imagine o Maracanã lotado com quase 200 mil pessoas que viram o Brasil ser derrotado em casa por 2 a 1,  em uma final. O Maracanaço é o termo usado em referência à partida que decidiu a Copa do Mundo de Futebol de 1950 disputada entre as seleções do Brasil, anfitriã na ocasião, e do Uruguai, que terminou com a vitória uruguaia por 2 a 1, deixando desolados os brasileiros. 

8- Os gringos mais brasileiros qu jogaram por aqui

Com certeza seu time já teve aquele gringo que marcou época, nomes como Lugano, Sorín, Rincon, Valdívia “el mago”, Petkovic ou Seedorf, qual desses teria espaço no seu esquadrão de imortais da bola?

9- A primeira partida no Brasil

A primeira partida de futebol no Brasil foi realizada na região da Várzea do Carmo, em São Paulo (SP).O jogo foi entre São Paulo Railway e a Companhia de Gás, os times eram formados por ingleses que moravam em São Paulo. Charles Miller, que havia trazido as primeiras bolas de futebol para o Brasil no ano anterior, jogou pelo São Paulo naquele dia, e o time venceu por 4 a 2.

10- Você sabe quem trouxe as primeiras bolas de futebol?

O paulistano Charles Miller (1874-1953), considerado o pai do futebol no Brasil, trouxe para o país duas bolas feitas de couro curtido e bexiga de boi. As chamadas capotão eram mais pesadas e bem menos resistentes que as pelotas modernas, usadas em competições oficiais, de couro sintético e câmara de ar de látex.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Esporte
Erick O'hara
31/10/2024  09h25 Nova diretoria do Sergipe será empossada nesta sexta-feira (1°)
Vitor Silva/Botafogo
31/10/2024  07h52 Botafogo avança e faz final da Libertadores com o Atlético-MG
Pedro Souza/Atlético MG
30/10/2024  09h26 Atlético-MG segura empate com o River e está na final da Libertadores
Redes sociais
28/10/2024  18h06 Real Madrid é eleito melhor clube do mundo, mas boicota Bola de Ouro
Lucas Figueiredo/CBF
28/10/2024  15h08 Vini Jr. e Real Madrid boicotam Bola de Ouro: “Falta de respeito”

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado