Conheça 5 obras que marcam trajetória da vida pública de João Alves Filho | F5 News - Sergipe Atualizado

Conheça 5 obras que marcam trajetória da vida pública de João Alves Filho
Carreira política do ex-governador se confunde com o desenvolvimento de Sergipe
Política | Por Fernanda Araujo 25/11/2020 18h14


Com uma história de vida pública reconhecida, João Alves Filho é considerado um visionário e um dos maiores líderes políticos de Sergipe, responsável por diversas obras que deixaram um legado de desenvolvimento para o estado. Entre tantas construções em suas gestões, seja enquanto governador ou  prefeito de Aracaju, a Maternidade de Nossa Senhora de Lourdes, na avenida Tancredo Neves na capital, é uma delas. Uma unidade de saúde para pacientes de alto risco, mas também de porta aberta 24h, que atende Sergipe e estados vizinhos, inaugurada em 2006. 

Foram também realizações de sua gestão o Sistema Integrado de Transporte de Aracaju; a conclusão de 14 avenidas na capital ao final do mandato na prefeitura, que assumiu pela primeira vez em 1975; o programa 'Chapéu de Couro' com suas adutoras (Alto Sertão, Sertaneja, Piauitinga, Agreste e Baixo São Francisco), durante sua gestão como governador em 1982, um sistema de abastecimento que levava água do São Francisco para os sergipanos. E a última grande obra da sua gestão como prefeito: o Calçadão da Praia Formosa, na avenida Beira Mar, no bairro 13 de Julho, zona sul da capital sergipana, inaugurado em 2016 numa área de 20 mil metros quadrados.

Conheça outras cinco obras que marcam a trajetória da vida pública do ex-governador João Alves Filho.

Hospital de Urgências de Sergipe – HUSE 

Com leitos de unidades de terapia intensiva, pronto socorro, enfermaria etc, o Huse é o maior hospital público do estado de Sergipe e de portas abertas, atendendo ainda estados circunvizinhos. Com 33 anos de fundação, o hospital foi construído e inaugurado em sua gestão, até hoje, conhecido como Hospital João Alves Filho. Com vários serviços prestados à população sergipana e aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo hoje a principal porta de entrada no SUS em Sergipe, o hospital atende anualmente uma média de cerca de 160 mil usuários. Criado inicialmente para ser o maior hospital de atendimento público para a área de traumatologia e de algumas outras especialidades em que havia necessidade no Estado que, até então, só existiam no Hospital Cirurgia, hoje o Huse é referência também em diversas especialidades, como ortopedia, neurocirurgia, cirurgia torácica, plástica, oncologia, especialidades gerais como clínica médica, que se desdobra em cardiologia, pneumologia, infectologia, entre outras, e cirurgia geral, com grande atenção a pacientes que se envolvem em acidentes e casos de procedimentos inflamatórios de urgência. Em virtude do falecimento do ex-governador, o hospital voltou por meio de decreto estadual ao nome de Hospital de Urgência Governador João Alves Filho – JAF. 

Platô de Neópolis

Extensão de terra que ocupa um total de 10.312 hectares (ha), sendo 7 mil irrigáveis por sistemas de bombeamento e distribuição de água via canais, o Platô de Neópolis, que também se estende até o município vizinho de Japoatã, é uma área de exploração agrícola e infraestrutura que pertence ao Governo do Estado. Lá, prevalece a atividade da Fruticultura. O projeto “Platô de Neópolis” também foi desenvolvido por João Alves Filho em seu segundo governo, depois de vencer a eleição de 1990, o mais avançado de fruticultura irrigada do Brasil, até então. Na época, foram mais de 7 mil hectares, que geravam 20 mil empregos diretos na produção agrícola, alimentando toda a cadeia de abastecimento, indústria alimentícia e comércio dos centros urbanos de Sergipe. Junto com isso, veio a ampliação da rede de abastecimento aquífero do estado, com 1.760 km de adutoras levando água para capital, interior e principalmente para o povo sertanejo.

Orla de Atalaia

 Em seu segundo governo, há 30 anos, surgiu a Orla da Atalaia, obra que colocou o estado dentro do roteiro turístico nacional. Os Arcos são um dos cartões postais mais famosos da capital e de Sergipe, revitalizado e reconstruído em seu terceiro mandato, em 2003, com a configuração que existe atualmente. Os arcos foram construídos em 1994 durante o projeto Orla do então governador e se configuram símbolo maior do local, localizado na calçada da praia de Atalaia. Considerada a mais bonita do Brasil, a Orla tem a praia entre as mais visitadas e é um ponto turístico importante da capital, tendo desde sua primeira configuração bares modernizados e ambientes plurais para o lazer de crianças, jovens e adultos. 

Ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros

Com o nome oficial de Ponte Construtor João Alves, pai do ex-governador - empresário pioneiro da construção civil -, a ponte liga a capital Aracaju ao município da Barra dos Coqueiros. Inaugurada em 24 de setembro de 2006, a construção em seu terceiro mandato também revolucionou a vida dos aracajuanos e dos barra-coqueirenses. A ligação à região da Barra também possibilitou seu desenvolvimento e crescimento econômico. Beneficiando ainda outros municípios, com fluxo de pessoas e mercadorias, aquecendo a economia e o turismo, a ponte também virou cartão postal e ponto turístico da cidade. Com a ponte também foram encurtadas distâncias, já que ela possibilitou maior acesso às praias do litoral norte e ao Porto de Sergipe, erguido em sua gestão em 1994, na Barra. Com uma extensão de cerca de 1.800 metros e chamando atenção à margem do rio Sergipe, na época, considerada a maior ponte urbana do Nordeste e a segunda do gênero no país, a ponte que liga Aracaju à região do Vale do Cotinguiba chegou a ser nomeada por especialistas, segundo a imprensa, como a Ponte do Desenvolvimento, já que a região já era considerada promissora a serem pólos de desenvolvimento do estado, na indústria e principalmente no turismo. 

Parque da Cidade

Situado na Área de Proteção Ambiental Morro do Urubu, administrada pelo Governo do Estado, o Parque Governador José Rollemberg Leite, mais conhecido como Parque da Cidade, possui a última área remanescente de floresta de Mata Atlântica da capital e é o principal espaço de lazer da Zona Norte de Aracaju. Criado em 12 de março de 1979, pelo então prefeito João Alves Filho, foi inaugurado em 1985. A sua estrutura inicial era composta por parque infantil, quiosque com churrasqueiras, restaurantes, quatro quadras poliesportivas, dois campos de futebol, pomar, lago artificial, local para práticas de aeromodelismo, pista para bikecross e um zoológico com mais de 400 espécies de animais (algumas ameaçadas de extinção) além de abrigar espécies de vegetação que estão na lista de extinção do país, como o Pau-brasil (Caesalpiniaechinata) e o Ingá (Ingaedulis) – são 138 espécies, 110 gêneros e 57 famílias catalogadas. Com teleférico, vistas panorâmicas e trilhas, a reserva pertence ao Estado e ao município de Aracaju. A área tem mais de 213 hectares e abriga o zoológico da cidade com 400 espécimes de animais silvestres, uma hípica, uma grande área verde para caminhadas e passeios, além de ter uma das mais belas vistas da capital sergipana.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Política
Daniel Soares/F5News
26/04/2024  18h02 "Nós voltaremos", diz Bolsonaro durante ato com apoiadores em Aracaju
César de Oliveira
26/04/2024  15h27 Fábio Mitidieri transfere cargo de governador para Jeferson Andrade
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
26/04/2024  15h26 Mitidieri anuncia reajuste salarial para servidores de Sergipe; veja percentuais
Daniel Soares/F5 News
26/04/2024  12h31 Apoiadores recepcionam Bolsonaro no aeroporto de Aracaju
Divulgação
25/04/2024  15h58 Laércio destaca importância do estudo sobre abertura do mercado de gás natural

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado