Edital para Terminal Pesqueiro é um passo importante para o setor, diz Laércio | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Edital para Terminal Pesqueiro é um passo importante para o setor, diz Laércio
Política 27/03/2024 06h56


O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) publicou nesta segunda-feira (25), o edital para leilão de concessão do Terminal Pesqueiro Público de Aracaju.  É a retomada do edital que se iniciou em 2022 e o vencedor da licitação poderá administrar o local por 20 anos. Essa é uma luta antiga do senador Laércio Oliveira que recentemente esteve com o ministro da Pesca, André de Paula, falando sobre a importância dos avanços do Terminal Pesqueiro.

Quando o senador esteve com o ministro, ele disse que havia um imbróglio judicial, que já foi desfeito e informou que logo o edital iria ser lançado. De acordo com o MPA, os licitantes devem apresentar suas propostas, em envelopes fechados, no dia 11 de junho, das 9h às 12h, na sede da B3 S.A. - BRASIL, BOLSA, BALCÃO, em São Paulo (SP). A abertura dos envelopes contendo as propostas comerciais ocorrerá no dia 25 de junho. O critério para escolha da proposta comercial vencedora será o maior valor.

O terminal começou a ser construído em 2015. A obra tinha previsão de término em um ano, mas em 2017 foi paralisada. Atualmente, os pescadores da região desembarcam nas proximidades do local. O terminal foi projetado para receber camarão de pesca, atuns e afins, além possuir um volume destinado à carcinicultura.

Cadeia produtiva

O senador informou ainda que é preciso estabelecer uma cadeia produtiva para que os criadores tenham para quem vender seus produtos. “Essa é a situação no Baixo São Francisco, por exemplo, que tem vários tanques vazios. Me coloquei à disposição para destinar emendas para melhorar esse ambiente em Sergipe e o ministro informou que poderá destinar também recursos para fazer um trabalho em parceria”, afirmou o senador.

“Quando era presidente da Fecomercio em Sergipe, criamos a Câmara da Pesca e lá muito se falava de criação de peixes nesses tanques espalhados no estado, camarão em cativeiro, no crescimento da produção de camarão em Sergipe, que hoje é o quarto maior produtor, na capacidade de pesca esportiva da nossa costa, nas bacias hidrográficas que nós temos, na benção da natureza que nos proporciona tanta riqueza e um ambiente propício para a criação da diversidade marinha”, disse.

O coordenador da Câmara da Pesca e Aquicultura, Humberto Eng, destacou que esse é o único instrumento institucional que abre sua porta para o debate amplo e aberto referente a pesca e aquicultura do estado. “O Terminal Pesqueiro é uma ferramenta primordial para a modificação de todo o setor produtivo da pesca e aquicultura do nosso estado”, observou.

O senador afirmou que reconhece a vocação de sergipe para o desenvolvimento do setor. “O desenvolvimento transforma e promove a maior política social que existe, que é o emprego. Então o meu gabinete é da pesca, do petróleo, do gás, do turismo e todas as pautas que promovam emprego”.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais Notícias de Política
Daniel Soares/F5News
26/04/2024  18h02 "Nós voltaremos", diz Bolsonaro durante ato com apoiadores em Aracaju
César de Oliveira
26/04/2024  15h27 Fábio Mitidieri transfere cargo de governador para Jeferson Andrade
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
26/04/2024  15h26 Mitidieri anuncia reajuste salarial para servidores de Sergipe; veja percentuais
Daniel Soares/F5 News
26/04/2024  12h31 Apoiadores recepcionam Bolsonaro no aeroporto de Aracaju
Divulgação
25/04/2024  15h58 Laércio destaca importância do estudo sobre abertura do mercado de gás natural

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado