Empresa manifesta interesse em instalar mais termoelétricas em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Empresa manifesta interesse em instalar mais termoelétricas em Sergipe
Política 08/07/2015 07h18


O interesse do Governo do Estado em instalar mais duas termoelétrica em Sergipe foi correspondido pela empresa GenPower, responsável pelo consórcio que possibilitará a implantação da Usina Porto de Sergipe I, com construção prevista a partir de 2016. O assunto foi discutido em reunião na manhã desta terça-feira, 07, na qual o governador em exercício, Belivaldo Chagas, destacou a preocupação da administração em gerar mais energia, renda, empregos e atrair investimentos para o estado. Com a implantação das duas usinas, Sergipe pode produzir 1.500 megawatts (MG) de energia a partir do gás natural. O investimento, de aproximadamente US$ 800 milhões, será possível caso a GenPower seja vencedora dos leilões A-3, previstos para ocorrer no dia 21 de agosto deste ano.

De acordo com o consultor do governo, Oliveira Júnior, a empresa confirmou que manterá as propostas de construção das Usinas Termoelétricas Governador Marcelo Déda e Laranjeiras. “Cada uma delas vai produzir 750 megawatts (MW) de energia. Isso é bastante significativo para o estado de Sergipe, e por isso o empenho de Belivaldo Chagas, que aqui transmitiu uma orientação dada pelo próprio governador Jackson Barreto, em realizar esses empreendimentos no estado”, comentou.

Com a instalação dessas duas usinas em Sergipe, além da que já foi contemplada em abril deste ano, a produção de energia pode atingir a de Xingó. Isso é possível pois, segundo Oliveira Júnior, Sergipe detém condições de implantar termoelétricas. “A geração de energia em Xingó fez com o que o Estado dispusesse de linhas de transmissão de alta potência. Então já temos a chamada rede de distribuição. Além disso, o gás natural passa próximo a BR 101. Ainda há aqui uma distribuição de gás que também é favorável”, explicou. O consultor do governo complementou dizendo que além da produção energética, o Estado sai ganhando na produção de impostos, recebimento de royalties e possibilidade de instalação de indústrias. “Sergipe foi escolhido por ter infraestrutura, gás, estrada, porto, além do esforço do governo na atração do empreendimento”, acrescentou. 

Usina Porto de Sergipe

Para a implantação da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe I, a GenPower já desenvolve estudos e desenvolve algumas ações. De acordo com o diretor de projetos da empresa, Elizeu Campos, na reunião desta terça foi reafirmado o compromisso de construção do projeto em terras sergipanas. “Todas as tratativas para que isso aconteça já foram iniciadas. Já começamos a contratação da empresa que vai construir e realizar a infraestrutura do porto”, comentou. Ele explica ainda que as obras devem iniciar, provavelmente, entre março e junho de 2016.

Além das ações comentadas pelo diretor de projetos da GenPower, Oliveira Júnior destaca que já estão em execução as sondagens de engenharia e realização de estudos de impacto ambiental. “Estão em andamento as primeiras atividades preparatórias e a própria elaboração dos projetos executivos detalhados, que estarão sendo executados por uma empresa de engenharia de renome mundial”, pontuou.

Com a implantação da Usina Porto de Sergipe I, o estado terá a maior termoelétrica do Brasil. A unidade vai criar cerca de 1.700 empregos e produzir 1,5 mil gigawatts, metade da energia gerada pela hidroelétrica de Xingó. O investimento gira em torno de R$ 3,3 bilhões e a previsão é que em 2020 a usina já esteja em funcionamento. Ainda não há local específico para instalação, mas a ideia é que a estrutura seja montada entre a região de Santo Amaro e Laranjeiras.

Apesar de a termoelétrica ainda não ter sido construída, sua produção já tem destino certo. 25 concessionárias brasileiras, dentre elas a Empresa Distribuidora de Energia Elétrica de Sergipe (Energisa), já compraram a energia. E é esse o objetivo dos leilões que ocorrem anualmente no Brasil, garantir que o futuro energético do país seja planejado.

O governador Jackson Barreto, durante reunião ocorrida em maio com representantes da GenPower, destacou a importância de trazer este grande projeto energético para Sergipe. “Será um investimento capaz de modernizar e preparar o Estado para o futuro, de proporcionar a geração de emprego para as novas gerações, e garantir, acima de tudo, a produção de energia, de modo que não fiquemos na dependência só da hidroelétrica e do parque eólico. É dessa forma que a gente constrói o futuro de Sergipe”.

De acordo com o cronograma de execução, a previsão é que a termoelétrica seja construída em 38 meses. Além disso, em três anos deverão ser capacitados os profissionais que vão atuar na usina. Com a instalação dessa unidade e a contemplação no leilão das outras duas geradoras de energia, é possível que Sergipe tenha uma das maiores plantas de termoelétrica de gás instaladas no mundo, segundo contou o proprietário da GenPower, Marcos Greco.

Mais Notícias de Política
Daniel Soares/F5News
26/04/2024  18h02 "Nós voltaremos", diz Bolsonaro durante ato com apoiadores em Aracaju
Ex-presidente voltou a negar casos de corrupção durante o seu governo
César de Oliveira
26/04/2024  15h27 Fábio Mitidieri transfere cargo de governador para Jeferson Andrade
O vice-governador, Zezinho Sobral, também estará em agenda internacional sobre educação
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
26/04/2024  15h26 Mitidieri anuncia reajuste salarial para servidores de Sergipe; veja percentuais
A medida beneficiará cerca de 25 mil servidores ativos e inativos, segundo a Sead
Daniel Soares/F5 News
26/04/2024  12h31 Apoiadores recepcionam Bolsonaro no aeroporto de Aracaju
O ex-presidente realiza ato político na capital sergipana nesta sexta
Divulgação
25/04/2024  15h58 Laércio destaca importância do estudo sobre abertura do mercado de gás natural
"Precisamos de competitividade para a nossa indústria e um dos fatores importantes é o gás natural", disse

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado