Governadores do Nordeste entregam carta a Jair Bolsonaro | F5 News - Sergipe Atualizado

Governadores do Nordeste entregam carta a Jair Bolsonaro
Em audiência, autoridades sugeriram diálogo nas áreas de Educação e Obras
Política | Por Agência Sergipe de Notícias 09/05/2019 18h38 - Atualizado em 09/05/2019 18h50


Após ter sido recebido individualmente pelo presidente Jair Bolsonaro na última quarta-feira (08), o governador Belivaldo Chagas voltou a se reunir com o presidente na tarde desta quinta-feira (09). Desta vez, o encontro aconteceu de forma conjunta com os demais governadores do Nordeste, que também estão cumprindo agenda em Brasília (DF).

A reunião aconteceu no Palácio do Planalto e teve como objetivo principal apresentar ao presidente a Carta dos Governadores do Nordeste, que sugere pontos prioritários para diálogo com o Governo Federal, nas áreas de Educação e Obras. O interesse dos governadores é que haja um espírito de colaboração entre os entes da federação.

O encontro foi intermediado pelo Ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Alberto Santos Cruz, que realizou uma pré-reunião preparatória junto aos participantes. Também participaram o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Carta dos Governadores ao Nordeste

O destaque da carta dos governadores foi no âmbito da Educação. A carta pede a prorrogação e ampliação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); negociação em razão de condenações judiciais sobre diferenças do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), devidas pela União aos estados, além da revisão dos cortes em desfavor de Universidades e Institutos Federais.

Já no que diz respeito às obras, os governadores pedem retomada urgente de obras federais no Nordeste, visando o crescimento econômico e a geração de empregos, com destaque para obras rodoviárias, de segurança hídrica e habitacional.

O governador avaliou de forma positiva a reunião e destacou os principais pontos debatidos. "Discutimos diversos pontos de interesse do Nordeste, mas destacamos a questão do Fundeb e a decisão do corte de recursos das universidades. Pedimos também ao presidente que não deixasse de rever a possibilidade de retomar as obras que estão paralisadas em todo o Nordeste. Além disso, fizemos um convite para que ele compareça à reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, o Condel, no dia 24, ele disse que vai pensar e que é possível que esteja presente", explicou Belivaldo.

Assinam a carta, além do governador de Sergipe, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara; o governador de Alagoas, Renan Filho; do Piauí, Wellington Dias; do Maranhão, Flávio Dino; da Bahia, Rui Costa; da Paraíba, João Azevedo; e do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

Mais Notícias de Política
Divulgação
25/04/2024  15h58 Laércio destaca importância do estudo sobre abertura do mercado de gás natural
"Precisamos de competitividade para a nossa indústria e um dos fatores importantes é o gás natural", disse
Marcelo Camargo/Agência Brasil
25/04/2024  11h06 Ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro cancela vinda à Aracaju
Motivo do cancelamento foi uma orientação médica por motivos de saúde
Pixabay/Ilustrativa
24/04/2024  18h30 Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Ricardo Stuckert/PR
24/04/2024  16h16 Genro de Lula terá pastor evangélico como vice na Barra, diz coluna
O pastor Jadson Alves, do PMN, foi convidado para compor a candidatura de Sampaio
Reprodução Redes Sociais
24/04/2024  08h26 Vice-prefeito de Santana do São Francisco é preso 
Segundo Polícia Civil, ele acabou detido por posse irregular de arma de fogo

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado