Laércio propõe fim do caixa 2 nas eleições e defende Ficha Limpa | F5 News - Sergipe Atualizado

Laércio propõe fim do caixa 2 nas eleições e defende Ficha Limpa
Política 19/06/2013 15h18


Considerado uma vitória do povo brasileiro, a Lei da Ficha Limpa corre o sério risco de ser amenizada. O deputado federal Laércio Oliveira defende a divulgação dessa intenção para que a força popular impeça esse movimento. O parlamentar é também a favor da transparência nas eleições.  Tramita na Câmara o PL 5330/2013 de sua autoria que tem o objetivo de controlar as movimentações bancárias nas eleições, combatendo o Caixa 2.

“O projeto prevê que cinco dias antes das eleições de 2014, todas as movimentações financeiras precisarão ser identificadas. Queremos oferecer a sociedade clareza quanto à conduta de cada candidato no processo eletivo, e coibir o caixa 2. Sempre há comentários tanto informalmente, como vindos da própria população, de que certos candidatos perto das eleições passam no banco para sacar altos valores. É mais um instrumento que colocamos a serviço da sociedade para coibir esse tipo de prática, que pode gerar influências ruins no processo eleitoral, que por sua vez deve estar disponível para todos e não só para os que pretendem gastar um grande volume de recursos”, informou o parlamentar.

Laércio Oliveira afirmou que o voto é democrático, mas existem muitas formas de conquistá-lo. “E uma delas, infelizmente, tem sido pela compra. Eleitores acabam se rendendo a propostas normalmente envolvendo dinheiro. Para isso, vamos acabar também com as possibilidades, como o caixa 2 e temos que acabar com essa concepção de que só disputa eleição quem tem dinheiro. As pessoas de classe baixa também têm direito de participar”, disse do deputado, acrescentando que aliado a isso tem que ser colocada em prática a lei da Ficha Limpa.

Ficha Limpa

Segundo o parlamentar, alguns deputados operam na Câmara Federal para produzir válvulas de escape ao rigor dessa lei, fragilizando-a. Entre as tentativas, é que prefeitos, governadores e presidentes só ficariam inelegíveis se, além da reprovação de suas contas pelos respectivos Tribunais de Contas, o parecer técnico destes fosse aprovado no âmbito dos legislativos: Câmaras de Vereadores, no caso de prefeitos; Assembleias Legislativas, no de governadores; e pelo Congresso Nacional, no que se refere a presidentes da República.

“Essa estratégia permitirá que governantes a contarem com maioria parlamentar sequer tenham preocupação com o risco de ilegibilidade futura,” disse o deputado, conclamando a imprensa livre e comprometida com a democracia transmitir didaticamente tamanho risco aos cidadãos.

Mais Notícias de Política
Daniel Soares/F5News
26/04/2024  18h02 "Nós voltaremos", diz Bolsonaro durante ato com apoiadores em Aracaju
Ex-presidente voltou a negar casos de corrupção durante o seu governo
César de Oliveira
26/04/2024  15h27 Fábio Mitidieri transfere cargo de governador para Jeferson Andrade
O vice-governador, Zezinho Sobral, também estará em agenda internacional sobre educação
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
26/04/2024  15h26 Mitidieri anuncia reajuste salarial para servidores de Sergipe; veja percentuais
A medida beneficiará cerca de 25 mil servidores ativos e inativos, segundo a Sead
Daniel Soares/F5 News
26/04/2024  12h31 Apoiadores recepcionam Bolsonaro no aeroporto de Aracaju
O ex-presidente realiza ato político na capital sergipana nesta sexta
Divulgação
25/04/2024  15h58 Laércio destaca importância do estudo sobre abertura do mercado de gás natural
"Precisamos de competitividade para a nossa indústria e um dos fatores importantes é o gás natural", disse

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado